Lançamento da Mesa do Pacto Alegre reúne 75 entidades para debater projetos de inovação na capital

No aniversário de 247 anos de Porto Alegre, a cidade contou com um evento especial para projetar sua transformação em uma capital inovadora, com espaços urbanos e serviços qualificados e vitalidade cultural e econômica. A Associação Comercial de Porto Alegre foi palco da constituição e primeira reunião da Mesa do Pacto Alegre, iniciativa que une o poder público, a academia e a iniciativa privada em prol da inovação na cidade.

O projeto teve início no ano passado, quando foi lançada a Aliança para Inovação, uma parceria entre as principais universidades da Capital (UFRGSPUCRS e Unisinos) e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Agora, passam a integrar a iniciativa 75 entidades representativas dos principais setores econômicos, sociais, públicos e acadêmicos da cidade.

Durante o encontro, os participantes discutiram os chamados “macrodesafios”: obstáculos a serem enfrentados para que Porto Alegre se torne um ambiente favorável a investimentos, à geração de empregos e à elevação da qualidade de vida. Eles são:

  • Gerar, manter e atrair talentos;
  • Desenvolver ambientes inteligentes e criativos para se viver e trabalhar;
  • Gerar um ambiente de negócios e ecossistema inovador de classe mundial;
  • Promover a imagem de uma cidade inovadora;
  • Melhorar o bem-estar das pessoas em saúde, segurança, cultura e meio-ambiente, promovendo a qualidade de vida;
  • Qualificar e facilitar o acesso aos serviços para a população e para as empresas através da modernização da administração pública.

Estiveram presentes representantes das Universidades (como o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy), além do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. A mediação ficou por conta de Josep Piquè, mentor e facilitador do Pacto Alegre, que contribuiu com sua experiência na transformação de cidades como Barcelona e Medellín.

Fonte: PUCRS

26 de março de 2019