LGPD abre caminho para otimizar desempenho nas empresas

Ao reavaliar seus processos de trabalho e gerenciar os dados que existem na empresa, gestores e empreendedores podem otimizar o desempenho

A necessidade de adequação à LGPD abriu caminhos para outras discussões no mundo empresarial, incluindo segurança de dados e gerenciamento de processos, entre outras. A mudança envolve diferentes áreas e requer a revisão de processos, hábitos e sistemas. Com tantos fatores envolvidos, muitos se questionam como cumprir com todas as determinações legais. Uma possibilidade é utilizar a mudança como oportunidade para otimizar procedimentos internos e o atendimento ao cliente. As empresas que iniciarem as ações de adequação também sinalizam para a Justiça que estão ativas na adequação à LGPD.

Uma das formas de otimização de processos de trabalho é o uso de softwares e ferramentas digitais que possam dar mais agilidade ao serviço, aumentando a produtividade dos profissionais. Para empresários e gestores essas ferramentas são investimentos que não servem apenas para cumprir a lei, pois também geram um retorno real para a organização – seja em economia de tempo, retorno financeiro ou fornecendo dados sobre desempenho. Na prática, a gestão passa a ter mais controle sobre seus indicadores e fica mais preparada para embasar decisões de negócio.

Quando se trata de software, não é preciso fazer grandes aportes financeiros e nem esperar muito tempo até que os benefícios apareçam. Hoje existe uma ampla gama de ferramentas para empresas de diversos tipos e tamanhos. Grandes marcas globais possuem em seus portfólios produtos já testados e consolidados no mercado, com formatos bastante acessíveis e que contemplam pontos fundamentais da LGPD.

Um exemplo é a assinatura digital, que faz com que o trabalho administrativo realize atividades que não seria possível sem o auxílio da tecnologia. Para se ter uma ideia, a Adobe, uma das principais fornecedoras da categoria, adota um sistema que tem o mesmo nível de segurança de uma transação bancária. Além disso, possui um painel de gerenciamento de documentos e contratos, fornecendo uma auditoria para cada PDF – onde se verifica por quem e quando o documento foi visualizado, mostrando data, hora, minuto, segundo e até IP do usuário.

Para o investidor preocupado com o retorno, vale dizer que muitas vezes o resultado é imediato, principalmente pelas correções de falhas e melhoria da comunicação na equipe. Para quem trabalha remoto ou tem um ambiente virtual de trabalho onde as equipes interagem, existem sistemas completos para a empresa que são fáceis de administrar e podem representar redução de custos – como as soluções em Nuvem da Microsoft. 

É possível ter intranet com diferentes níveis de permissão por usuário, permitindo que cada colaborador tenha acesso somente ao que precisa para trabalhar e evitando que dados sensíveis estejam abertos a pessoas sem autorização. Outro ponto relevante é a gestão de dispositivos móveis, que tem sido ferramenta de trabalho para muitas pessoas atualmente, mas ainda não entraram oficialmente no radar de todas as empresas quando o assunto é gerenciamento de dados.

E falando em segurança digital, um dos pontos mais relevantes para evitar ataques é obter soluções confiáveis do mercado. O setor se desenvolveu muito, fazendo frente à onda crescente de crimes virtuais. Hoje não se fala somente de antivírus, pois esta é só uma das muitas camadas de proteção possíveis e recomendadas para empresas que queiram proteger suas contas bancárias, seus dados e sua reputação. 

Uma dica é buscar soluções mais robustas, evitando as gratuitas que são consideradas frágeis, e entendendo as demandas das organizações. De modo geral, para empresas as opções recomendáveis são as que possuem proteção de e-mail, anti-phishing, entre outras que permitam tanto o controle, a prevenção e a ação em caso de ataques.

O mundo da segurança de dados trabalha com o conceito de camadas de proteção e é justamente essa a melhor estratégia: a utilização de diversas camadas de proteção em forma de implantações independentes, sempre com a preocupação de fornecer a capacitação necessária para que todos entendam seu papel para manter a segurança dos dados dentro da empresa.

Não existe um produto/serviço que sozinho dê conta de todos os aspectos da LGPD. A adequação deve ser vista como um grande projeto, com diferentes etapas e no qual a empresa inteira deve passar por adequações. Por isso é preciso criar diferentes frentes de ação e até combinar soluções, como explica Clemilson Correia, fundador e CEO da Buysoft, “a segurança está na combinação das melhores práticas operacionais com as melhores soluções disponíveis no mercado, sempre com o acompanhamento de uma equipe certificada, além da produção constante de novos conteúdos para aprimorar e reforçar os níveis de proteção”.

 

Fonte: InforChannel

16 de dezembro de 2020

NOTÍCIAS RECENTES

Associados

Parceiros

Assessorias