Locaweb: novo sistema com Plataformatec

A Locaweb contratou a Plataformatec para desenvolver um novo sistema para administrar o seu provisionamento, através do qual a companhia controla a arquitetura de aplicações e controle de vida dos serviços de hospedagem de sites, seu principal produto.

No passado, a Locaweb utilizava um sistema chamado de scripts internos, o qual era escrito em Visual Basic e C#. O sistema está sendo desenvolvido em Ruby, com objetivo de reduzir chamados de help desk.

“Devido ao código ‘legado’ de difícil manutenção e com pouca documentação, e a uma linguagem de programação ultrapassada e sem agilidade, o resultado era a geração de muitos tickets de atendimento para nossa equipe”, relembra Herbert Francarelli, gerente de engenharia de produtos da Locaweb.

O projeto segue em andamento e dispõe de três desenvolvedores e um agile coach da Plataformatec, além de cinco desenvolvedores da própria Locaweb. A conclusão do novo provisionamento está prevista para meados de 2018.

A maior empresa de hospedagem de sites do Brasil, a Locaweb possui cerca de mil funcionários, 270 mil clientes e 15 mil desenvolvedores parceiros.

Sediada em São Paulo, a Plataformatec é uma das referências no país em Ruby on Rails e desenvolvimento ágil.

Mais recentemente, a companhia vem aparecendo devido ao sucesso do Elixir, uma linguagem de programação criada por um dos seus fundadores, José Valim, que vem adquirindo fama internacional, com cases de uso em grandes empresas americanas como Zappos e Pinterest.

Fonte: Baguete

08 de junho de 2018