MCTI lança edital de R$ 105 milhões para startups inovadoras

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lança nesta segunda-feira, 31/8, a 2ª edição do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, para a qual estão previstos investimentos de R$ 105 milhões. A expectativa é apoiar a capacitação de 50 mil empreendedores, a criação de 1.350 novas startups e a promoção da cultura empreendedora em 26 Estados e no Distrito Federal. 

De acordo com o cronograma estabelecido, os parceiros estaduais devem lançar os editais de seleção do programa no segundo semestre de 2021, visando à captação de ideias inovadoras dos empreendedores.

Nesta segunda serão divulgados dois editais do programa: uma carta-convite da Finep/MCTI voltada para a seleção pública dos parceiros estaduais do programa e um edital de chamamento público do MCTI voltado para a seleção de uma Organização da Sociedade Civil para colaborar com o ministério na execução do projeto.

Segundo o MCTI, o Centelha já se configura como o maior programa de empreendedorismo inovador do país. Em sua primeira edição, em 2019, o Centelha atingiu a marca de 15,2 mil ideias inovadoras submetidas em 19 estados, envolvendo mais de 38 mil participantes em suas equipes. 

 

Fonte: Convergência Digital com informações do MCTI

31 de agosto de 2020