MCTIC lança consulta pública para a Política Nacional de Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na sexta-feira, 8, a consulta pública para a Política Nacional de Inovação. O objetivo é recolher subsídios dos principais atores envolvidos na geração de serviços e produtos inovadores no país. As sugestões serão recebidas até o dia 18 de dezembro.

De acordo com o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, a ideia é que a política reflita um horizonte que compreenda o período de 2020 a 2030. “Nós mapeamos um conjunto de informações e estamos construindo um texto base. Essa consulta pública será de grande importância para a proposta de política, em um processo muito intenso de ouvir todos os atores interessados”, afirmou ele, em comunicado.

Entre outros aspectos, a consulta aponta seis desafios nacionais para inovação: estimular bases de conhecimento e de tecnologia para inovação; disseminar cultura de inovação e visão empreendedora, para mudanças de paradigma em todos os setores da economia; assegurar fomento à inovação; ampliar a base de talentos para inovação; estimular o desenvolvimento de mercados para produtos e serviços inovadores brasileiros; e aprimorar e disseminar instrumentos jurídicos para um ambiente inovador.

O texto também apresenta o diagnóstico dos principais desafios do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o planejamento estratégico com ações até 2030. A consulta pública pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: TeleTime com assessoria de imprensa do MCTIC

11 de novembro de 2019