Meta é parceira Scaled Agile

A Meta, empresa de tecnologia com atuação nacional, acaba de se tornar a segunda parceira no país da Scaled Agile, companhia americana que é a criadora do Scaled Agile Framework.

Conhecido pela sigla SAFe, o framework é um dos conjuntos de padrões mais populares para implementação de práticas de lean e agile em nível empresarial.

Os parceiros se comprometem a certificar seus profissionais para fazer implantações de acordo com as especificações da Scaled Agile Framework, além de poderem oferecer treinamentos oficiais.

Até agora, a Scaled Agile só era representada no país pela Adaptworks, uma consultoria paulista especializada em métodos ágeis com clientes de grande porte no país. Mesmo em nível mundial, o número não é tão grande: 200 no total, em 50 países.

A entrada da Meta coloca os negócios da Scaled Agile Framework em outro nível no Brasil, ao mesmo tempo em que é sintomática do interessante crescente em agilidade no setor corporativo brasileiro.

“A Meta está unicamente posicionada para entrar transformações SAFe para clientes que já testaram a qualidade dos seus serviços”, acredita Juan Saldivar, responsável pelas parcerias na América Latina da Scaled Agile. “Temas como Lean e Agile estão sendo adotadas por companhias de todos tamanhos e linhas de negócios. É um assunto que já foi além de TI”, agrega Saldívar.

A Meta tem uma atuação diversificada, presença nacional com escritórios no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Miami e mil funcionários atendendo uma carteira de 350 clientes, incluindo nomes como Lojas Renner, Herval, Hospital Sírio Libanês, Unimed, Sicredi e GetNet.

A companhia vem apostando em métodos ágeis faz alguns anos, sendo ela mesma um case de transformação: em 2017, a empresa “virou o fio” e passou a entregar mais da metade dos seus projetos de desenvolvimento usando práticas ágeis.

Antes, a Meta trabalhava numa abordagem tradicional, centrada na metodologia de qualidade de software CMMI.

A área ágil da Meta oferece desenvolvimento de software e também os chamados “agile coachs”, profissionais que ajudam a estruturar práticas ágeis dentro das empresas clientes. A Globo é um dos cases da companhia nesta oferta.

O sucesso da abordagem ágil na parte de Software da Meta tem influenciado outros pilares de negócios da empresa, como Estratégia, onde são oferecidos serviços de consultoria, governança, gestão de processos, gestão de projetos e gestão de mudanças.

“Reposicionamos a empresa, levando o ágil para todos os pilares de serviços. Crescemos mais de 300% no pilar de Estratégia em 2018, que contempla nossos serviços de transformação ágil e digital, nos quais utilizamos constantemente a metodologia SAFe”, afirma Telmo Costa, CEO da Meta.

*Telmo Costa – CEO META

A Meta tem ainda negócios nas áreas de terceirização de processos de negócios e tecnologia SAP, Microsoft, Amazon e Thomson Reuters. Objetivo da empresa é dobrar de tamanho até 2020.

Fonte: Baguete

16 de janeiro de 2019