Ministério da Economia e Sebrae vão investir mais de R$40 milhões para apoiar 15 mil startups brasileiras

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e o Sebrae anunciaram, nesta terça-feira (09/02), investimentos de R$44 milhões no InovAtiva Brasil para apoiar 15 mil startups brasileiras nos próximos anos.

A meta da Sepec/ME e do Sebrae, realizadores do InovAtiva Brasil, é tornar o país um dos três principais ecossistemas de empreendedorismo inovador do mundo. Para isso, serão oferecidos, de maneira gratuita, serviços de aceleração, oportunidades de conexão com o mercado, capacitação para empreendedores e iniciativas de desenvolvimento dos ecossistemas regionais.

“Em 2019, o InovAtiva se tornou o maior programa de empreendedorismo inovador da América Latina e, agora, queremos que o Brasil tenha ainda mais relevância mundial no universo da inovação. Em 2021, vamos ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país. Nós, do Ministério da Economia, temos como meta atender 15 mil startups brasileiras nos próximos anos”, explica o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa.

Para isso, o InovAtiva Brasil lançou, nesta terça-feira, o programa “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil”, que tem a finalidade de atender mil projetos e pequenos negócios inovadores em estágio de ideação. A iniciativa, realizada pela Sepec/ME, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), conectará esses empreendimentos a incubadoras e aceleradoras de todo Brasil.

O Ideiaz é o primeiro projeto que receberá o apoio metodológico do InovAtiva Brasil. Até o final do ano, serão lançados outros pilotos “powered by InovAtiva Brasil”. Segundo Carlos Da Costa, a ideia é que a metodologia possa ser replicada localmente em diversos ecossistemas brasileiros de inovação.

“O ‘Powered By InovAtiva Brasil’ funcionará como uma franquia, proporcionando guias metodológicos, conceitos, marca, enfim, todo um know-how para que estados e municípios brasileiros possam desenvolver programas, eventos, capacitações e outras iniciativas de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador”, explica.

Como destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o “Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil” atenderá em todo Brasil projetos de pequenos negócios inovadores. “Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ideiaz Powered By InovAtiva Brasil

As incubadoras e aceleradoras participantes do “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil” irão apoiar o processo de desenvolvimento de negócios que ainda estão em fase de ideação por meio de atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

“O programa Ideiaz se faz valer da infraestrutura, do conhecimento e da experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil para apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial. É um programa nacional de grande escala que vai atender a todas as regiões do país”, afirma o presidente da Anprotec, Francisco Saboya Albuquerque Neto.

InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil é um hub de inovação que realiza um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em 2021, o InovAtiva Brasil oferecerá, entre outras iniciativas, o InovAtiva Conecta, que promove a conexão de startups com investidores e grandes empresas; o InovAtiva Academy, com conteúdos exclusivos de capacitação para empreendedores; e o “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil”, que apoia negócios em estágio de ideação.

Por meio do Programa InovAtiva e do InovAtiva de Impacto Socioambiental, o hub seguirá acelerando startups brasileiras. Esses programas contam com uma rede de mais de mil mentores voluntários, entre executivos e empreendedores experientes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens, Vale, Natura e Embraer. De 2013 a 2020, mais de 2,3 mil empreendimentos já foram acelerados.

Em 2020, o Programa Inovativa foi eleito, pelo segundo ano seguido, o principal fomentador do ecossistema de inovação do país pelo ranking 100 Open Startups, plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups. Em 2017, foi considerado como benchmark de política de inovação pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

 

Fonte: Administradores.com.br

10 de fevereiro de 2021