Missão internacional visita Estônia, Suécia e Israel para internacionalização de empresas e atração de investimentos

Inicia na segunda-feira (11) e segue até quinta-feira (21) a missão internacional promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado que vai percorrer três países, Estônia, Suécia e Israel, com intuito de apoiar a internacionalização do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e atrair investimentos da Nova Economia.

Convidada a integrar a comitiva, a Assespro-RS será representada pela atual presidente, Aline Deparis, que espera criar um grupo de ofertas e realizar um matchmaking entre as iniciativas encontradas na missão e as associadas. “Estamos levando uma matriz de negócios oferecidas pelas associadas e vamos balancear com as necessidades e parcerias que as startups, universidades, fundos de investimento e empresas suecas, israelenses e estonianas estão buscando na América do Sul”, antecipa Aline. “Nosso objetivo é gerar oportunidade de negócios para exportação de software e ter na Assespro-RS um canal de apoio para internacionalização dos negócios que hoje são apenas regionais ou nacionais”.

O primeiro país visitado será a Estônia, líder mundial em soluções de e-government, onde se buscará reconhecer tecnologias govtec e iniciar tratativas de implementação, firmar parcerias para capacitar servidores públicos em e-governance e desenvolver relações comerciais e estratégicas entre empresas de TIC e startups do RS e da Estônia. No país báltico, 99% dos serviços públicos estão disponíveis como ­e-services aos cidadãos e é possível abrir uma empresa em apenas 18 minutos.

Em seguida, o grupo viaja para a Suécia, onde tratará dos seguintes temas de cooperação: aeronáutica, defesa e segurança, energias sustentáveis, transporte e logística, smart cities e negócios digitais. A agenda oficial contempla visitas aos laboratórios de tecnologia 5G da Ericsson, à agência sueca de inovação VINNOVA e à incubadora e aceleradora de negócios Uppsala Innovation Centre.

Por fim, o último destino será Israel, onde se buscará firmar cooperação com Autoridade de Inovação de Israel para incubar startups israelenses no Rio Grande do Sul, prospectar parcerias com instituições públicas gaúchas de financiamento à inovação e aproximar startups e institutos de inovação gaúchos de investidores, incubadoras e instituições israelenses. Entre as áreas para cooperação tecnológica estão inteligência artificial, agricultura de precisão, mobilidade e segurança urbana, segurança pública, cibersegurança e automação industrial.

Fonte:  Vicente Medeiros

07 de novembro de 2019

NOTÍCIAS RECENTES

Associados

Parceiros

Assessorias