Módulo aplicado de LGPD trata de home ofifice e segurança da informação

A Assespro-RS promoveu mais um módulo aplicado de treinamento em relação à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, dessa vez com ênfase em home office e segurança da informação. O encontro virtual ocorreu na terça-feira (15) com a participação da advogada Rosana Takeda, sócia da Gomes & Takeda Advogados e VP de planejamento e governança da Assespro-RS, e de André Mazeron, sócio da Leverage e VP de marketing e eventos da Assespro-RS.  

Rosana apresentou as diferenças entre teletrabalho e home office, os direitos e deveres no trabalho remoto, o controle de jornada e horas extraordinárias, a responsabilidade pelos custos para o trabalho remoto, as regras para se adotar uma política de teletrabalho e o trabalho remoto pós-pandemia. 

“O teletrabalho permite às empresas vantagens como reestruturação do seu espaço físico e redução de custos, mas para isso é necessário se adaptar às novas rotinas de trabalho e como estabelecer contato com colaboradores”, destacou Rosana. “Acima de tudo, é preciso olhar para a questão do engajamento das pessoas, do treinamento e da própria gestão, pois os gestores precisam estar adaptados a esse novo modelo de trabalho”.

Em relação à segurança da informação, Mazeron tratou de temas como métodos de acesso, dispositivo pessoal x dispositivo corporativo, como proteger o acesso e o dispositivo e o fenômeno do zoombombing, marcado pela intromissão de hackers em videoconferências.

“Defendo que o teletrabalho é uma questão cultural. Ele vai funcionar para algumas organizações e para outras não. Mas entendo que o modelo não tem volta. Muitas empresas que estão passando por isso agora vêem que está funcionando e conheço outras que até já devolveram suas salas comerciais”, explicou Mazeron. “De toda forma, vejo que a pandemia veio como oportunidade para nos adaptarmos a esse modelo. Temos que aproveitar e transformá-lo em modelo permanente”.

 

Fonte: Vicente Medeiros

18 de setembro de 2020