Na contramão dos Serviços, TI cresce 10,4% em março

A pandemia de Covid-19 teve impacto significativo sobre a oferta de Serviços em geral, com o desempenho agregado apresentando em março o pior resultado desde 2011, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça, 12/5. O volume de serviços no Brasil caiu 6,9% frente a fevereiro. 

Segundo o IBGE, os impactos foram sentidos especialmente no último terço do mês de março, quando começaram as medidas de isolamento social devido à Covid-19. Em fevereiro, o índice havia recuado 1,0% frente ao mês anterior.

Naturalmente, serviços ligados a turismo, restaurantes e hotéis foram os mais afetados. Por outro lado, os serviços de tecnologia da informação tiveram forte crescimento, com alta de 10,4% no mês – e 12% acumulado no primeiro trimestre.

Além de indicar os serviços de TI entre os principais impactos positivos – ainda que incapazes de alterar a trajetória do índice geral – a pesquisa mensal de serviços do IBGE também mostrou que atividades relacionadas à internet estão no centro desse desempenho favorável da TI. 

Como a corroborar essa análise, entre as atividades que puxaram o desempenho dos serviços de TI estão, segundo lista o IBGE, “portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e de hospedagem na internet”. 

Fonte: Convergência Digital 

12 de maio de 2020