Neste 20 de Setembro, RS ganha uma moeda digital, o pila

Iniciativa é de grupo de gaúchos ligados à tecnologia e ao empreendedorismo social

Um grupo de gaúchos, entre os quais o presidente da Assespro, Alex Hermann, e o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, lança nesta quarta-feira (20), uma moeda digital made in RS, o PILA – a ideia de escrever só em maiúsculas tem o objetivo de acentuar a força da moeda. Inspirada no Bitcoin e em sua recente alternativa, o Ether, é uma unidade de valor, mas tem um diferencial em relação às demais. O PILA digital vai remunerar quem faz algum tipo de trabalho voluntário no Estado.

Nos princípios do PILA, estão compromissos com as origens e com os princípios. Na visão dos autores, valor não é somente uma referência financeira. Na avaliação dos idealizadores, “um abraço pode ter tanto valor como uma carteira repleta”. Em tempos de crise financeira e baixa autoesetima dos gaúchos, o grupo também busca recuperar motivos para festejar datas como o 20 de Setembro. Uma das primeiras produções do grupo foi o manifesto do PILA, com referências ao Hino Rio-Grandense. O símbolo da moeda virtual gaúcha (foto acima) combina coração, cuia e mapa do Rio Grande do Sul.

O manifesto do PILA

“Desde os tempos de guri(a), me lembro do orgulho que tenho dos valores daqui do Rio Grande.
Não sou mais guri(a) e vejo o mundo diferente. Os pagos são mais extensos e as peleias mais difíceis.
Os valores que aqui cultivamos, ah, esses ainda tocam forte o peito!
Se acredito em ideal? Mais do que nunca! Se acreditamos, precisamos lutar com o amor como arma de transformação.
Quando vejo aqueles que se dedicam para ajudar o próximo, entendo enfim o que dizia aquela frase que ouvia no hino: amor é a grande virtude e no servir, nossas grandes façanhas!
Não sou mais guri(a), mas guardo aquele orgulho que tinha. Quero transformar em ação o que sinto para que os guris e gurias deste Rio Grande possam continuar a sentir a força desta terra.
Esta gente agora tem celular e computador. Tem seus pilas em telas e cartões. Tem esse pila sim.
Mas nosso PILA é diferente. Tem letras em maiúsculo, de força. É digital sim, mas sem sair do peito!
Nosso pila reconhece aqueles que agem por esta terra, por esta gente! Nosso PILA é o símbolo que reconhece os heróis deste novo tempo em seu trabalho árduo para ajudar o próximo!”

Fonte:  ZH ClicRBS