Novas medidas econômicas diante do Coronavírus

Estamos vivendo momentos atípicos diante da gravidade do novo Coronavírus. A Ankor Contabilidade, empresa de contabilidade parceira da Assespro-RS,  há mais de 12 anos, ciente do impacto que as novas medidas econômicas lançadas pelo Governo Federal têm sobre os associados, divulga mais informações sobre as alterações anunciadas na última segunda-feira (16/03) pelo Ministro da Economia.

Além de injetar recursos para o sistema de saúde, Paulo Guedes anunciou medidas para manter empregos e socorrer as pequenas empresas:

– Empresas poderão adiar por três meses o depósito do FGTS dos colaboradores e o pagamento de tributos federais referentes ao Simples Nacional.

– Os empregadores terão redução de 50% nas contribuições para o Sistema S por três meses.

– Governo vai injetar R$ 5 milhões para reforçar crédito a micro e pequenas empresas.

– Haverá simplificação nas exigências para contratação de crédito e facilitação para receber insumos importados.

Estas medidas dão novo fôlego para que os empregadores se reestruturem neste momento de baixa econômica. Porém, importante lembrar que o planejamento é importante, já que, após os três meses previstos, as empresas irão retomar os pagamentos integrais e precisarão honrar com os valores adiados.

Estamos no aguardo ainda de como se operacionalizarão estas medidas para futuras divulgações. Ficamos à disposição para atender dúvidas dos associados Assespro-RS.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail wilson.danta@ankor.com.br.

 

Wilson Danta, CEO Ankor Contabilidade

19 de março de 2020