Nuvem responde por quase 50% dos gastos com infraestrutura de TI

Os gastos mundiais em infraestrutura de TI para nuvem responderam por quase metade do total dedicado à infraestrutura de TI. Segundo a IDC, a receita de vendas de produtos de infraestrutura (servidores, storage e switch Ethernet) para TI em nuvem, incluindo nuvem pública e privada, cresceu 48,4% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 15,4 bilhões.

A IDC também elevou sua previsão de gastos totais (receita reconhecida pelo fornecedor mais receita de canal) em infraestrutura de TI em nuvem em 2018 para US$ 62,2 bilhões, com um crescimento ano a ano de 31,1%. Os gastos trimestrais em infraestrutura de TI em nuvem pública mais do que dobraram nos últimos três anos, para US$ 10,9 bilhões no 2T18, crescendo 58,9% ano a ano.

Até o final do ano, a nuvem pública será responsável por 68,2% dos gastos anuais previstos em infraestrutura de TI em nuvem, crescendo a uma taxa anual de 36,9%. A IDC estima que, para todo o ano de 2018, a nuvem privada representará 14,8% do total de gastos com infraestrutura de TI, crescendo 20,3% ano a ano.

Para a IDC, nuvem deixou de ser uma possibilidade para ser regra no ambiente de TI. “As empresas não têm mais apenas de decidir quais recursos de nuvem usar, mas, na verdade, elas precisam entender como gerenciar múltiplos recursos de nuvem. A capacidade dos usuários finais de utilizar recursos com várias nuvens é um importante fator de maior proliferação para ambientes de nuvem pública e privada”, sustentou a diretora de pesquisa de Infraestrutura de TI e Plataformas na IDC, Natalya Yezhkova.

Todas as regiões aumentaram sua receita de infraestrutura de TI na nuvem em dois dígitos no 2T18. Ásia/Pacífico (excluindo o Japão) (APeJ) cresceu a receita mais rapidamente, em 78,5% ano a ano. Dentro da APeJ, a receita de TI em nuvem da China quase dobrou de um ano para outro, crescendo em 96,4%, enquanto o restante da Ásia/Pacífico (excluindo o Japão e a China) cresceu 50,4%. Outras regiões que mais cresceram no 2T18 foram América Latina (47,4%), EUA (44,9%) e Japão (35,8%).

Fonte: Convergência Digital

01 de outubro de 2018