O futuro da TI: inovação impulsionada pela tecnologia

A tecnologia da informação mudou substancialmente ao longo dos anos, não apenas na tecnologia que implementa, mas em sua influência nos negócios. Sharyn Leaver, vice-presidente de pesquisa da Forrester; e Craig Le Clair, vice-presidente e principal analista da Forrester, discutem o futuro da TI.

A evolução do departamento de TI, desde o fornecedor de serviços até o consultor estratégico, possibilitou as experiências digitais de hoje, mas o prazo de validade da vantagem competitiva está diminuindo.

Segundo eles, as forças motrizes de todos os cantos do ecossistema se combinam para desafiar os fundamentos estruturais e tecnológicos do seu negócio. Um modelo radicalmente diferente se tornará norma, conforme a concorrência, os clientes, a experiência dos funcionários, as estruturas organizacionais e a liderança colocam demandas exponencialmente mais altas na organização de TI.

Na opinião dos especialistas, a TI e suas correspondentes capacidades digitais precisarão continuar a crescer para sustentar qualquer esperança de liderança no mercado. Os investimentos em automação trarão a TI para a força de trabalho, melhorando a produtividade e a adaptabilidade no nível do funcionário. A modernização do núcleo de tecnologia aumentará a agilidade e a adaptabilidade no nível comercial.

A capacidade de explorar a tecnologia ao seu potencial máximo determinará o destino e a fortuna de uma empresa. As organizações não mudarão imediatamente. Assim, portanto, 2019 será um trampolim para os CIOs e suas equipes.

Fonte: IT Fórum 365

01 de fevereiro de 2019