Pacto pela inovação será lançado nesta quarta-feira em Porto Alegre

O pacto pela inovação, Pacto Alegre, será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 21, às 14h, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Impulsionado pela Aliança pela Inovação — formada por UFRGS, PUCRS, Unisinos, Prefeitura de Porto Alegre e entidades —, busca transformar a Capital em uma referência internacional de inovação, cultura e qualidade de vida. A solenidade terá a participação do prefeito Nelson Marchezan Júnior e dos reitores Rui Vicente Oppermann, da UFRGS; Evilázio Teixeira, da PUCRS; e Marcelo Fernandes de Aquino, da Unisinos.

No evento também será formalizada a incorporação oficial ao processo do especialista espanhol Josep Piqué, até recentemente presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP). Também será divulgada uma proposta de identidade visual, que simboliza os valores e a dinâmica proposta para o Pacto Alegre.

Workshop – Em preparação para o lançamento, na tarde desta terça-feira, 20, foi realizado mais um Workshop Gestão da Inovação na Administração Pública, no Campus da Unisinos de Porto Alegre. O prefeito destaca que esta é uma oportunidade de realmente fazer algo inovador na Capital. “Estamos construindo um ambiente de credibilidade. Esse é um momento simbólico que vai exigir muito da máquina pública” diz Marchezan.

Josep Piqué, que já visitou por diversas vezes a Capital e agora assume a missão de ser o mentor e facilitador do Pacto Alegre, destaca a iniciativa do prefeito e a oportunidade de aproveitar as forças das empresas e da política pública para transformar Porto Alegre em uma cidade inovadora. “Todos somos imigrantes digitais, mas nossos filhos já nasceram digitais e os jovens não vão esperar. Portanto nosso desafio é usar as novas tecnologias para resolver problemas do passado e do futuro”.

Piqué é uma das maiores autoridades mundiais no assunto e tem larga vivência na implantação de ações similares, tendo atuado como gestor do processo de renovação pela inovação ocorrido em Barcelona e como consultor para a geração de pactos em Medellin e no estado de Santa Catarina.

O coordenador de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Roberto Moschetta, afirma que existe um compromisso de participação protagonista e ativa da prefeitura na implementação do Pacto. “ A iniciativa vai mobilizar os servidores e colaboradores da administração municipal com a temática da inovação e do empreendedorismo, contribuindo para a melhoria da administração”, frisa.

Fonte: Felipe Vieira Jornalista

20 de novembro de 2018