Pesquisa exclusiva revela estágio da adoção de Blockchain no Brasil

O uso e conhecimento das plataformas blockchain no Brasil ainda estão numa fase inicial no país, revela pesquisa realizada pela TI INSIDE com o objetivo de mensurar o nível de adesão das empresas em relação à tecnologia e uso para nos diferentes segmentos de negócios.
Os especialistas preveem que a tecnologia blockchain terá tanto impacto no mercado quanto teve a própria Internet para sociedade ou como o surgimento do Linux para o mercado de software e sistemas.
O Brasil ainda engatinha na adoção da tecnologia, pois 48% dos respondentes dizem conhecer superficialmente e 2% desconhecer totalmente, sendo que apenas 8% afirmam que conhecem profundamente.

No entanto 40% dos respondentes afirmam que pretendem desenvolver projetos com uso de tecnologia blockchain, sendo que 20,8% deles entre 3 e 6 meses; 26,4% entre 6 e 12 meses; 22,2% entre 12 e 18 meses; 30,6% entre 18 e 24 meses.

As aplicações mais conhecidas pelos respondentes foram serviços financeiros, 64%; segurança e gestão de identidades, 48%; gerenciamento de contratos, 46%; registro de documentos e ativos, 42%. Mas o uso para controle da moeda virtual Bitcoin foi disparado (82%) o uso mais conhecido de blockchain.

Em relação aos fornecedores conhecidos pelo mercado a IBM lidera com 70% das menções, seguidas de Microsoft com 42%; Oracle, 22% e SAP com 17%.

Fonte: TI Inside

13 de novembro de 2017