PMEs do Brasil estão longe da maturidade digital

Um novo Estudo de Maturidade Digital das Pequenas Empresas 2020, encomendado pela Cisco e realizado em oito países, indica que as empresas de pequeno porte podem acrescentar US$ 2,3 trilhões ao PIB mundial até 2024, mas alerta que o nível de digitalização desse segmento no Brasil ainda é baixo. 

Segundo o estudo, 51% desses negócios se encontram no estágio inicial, que chama de Digital Indifferent ou Fase 1. Isto deixa o Brasil na 18ª posição no ranking de maturidade digital das pequenas empresas. A estimativa é que até U$ 9 bilhões podem ser somados ao PIB nacional até 2024 através da digitalização das pequenas empresas.

Para os pequenos empresários, entre as áreas mais impactadas pelas Covid-19, estão estilos de trabalho (14%), fluxo de caixa (14%), produção de vendas (13%) e produção (13%). Contudo, 96% das pequenas empresas dizem que a COVID-19 tornou seus negócios mais dependentes da tecnologia.

Para 81% a Covid-19 vai acelerar a digitalização dos negócios. Mas para 79%, esta aceleração se dará no patamar entre 11%-50%. Além disso, 62% das pequenas empresas acreditam que a digitalização de negócios é fundamental para sua organização se tornar mais resiliente no futuro.

Os pequenos empresários também estão reconhecendo o papel da digitalização na sua competitividade: 67% dizem que o principal motor para se transformar digitalmente é trazer novos produtos e serviços para o mercado, distanciar-se da concorrência e crescer.

Os entrevistados brasileiros também responderam sobre os principais desafios para digitalizar seus negócios, entre eles estão: a resistência cultural à mudança (18%), escassez de talentos e habilidades dentro da organização (17%) e falta de tecnologias necessárias para viabilizar a transformação digital (12%).

Os principais investimentos em soluções  tecnológicas que as pequenas empresas farão nos próximos 18 meses incluem soluções para ajudar os funcionários a trabalhar remotamente e/ou automatizar processos principais (44%), tecnologias digitais para melhorar as vendas online (44%) e  uma estratégia digital que os ajudará a navegar na crise com metas claras (42%).

A pesquisa foi realizada pelo IDC e analisou pequenas empresas no Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Reino Unido, Alemanha e França. Juntas, essas oito economias também podem ter um incremento de 5,5% e gozar de uma taxa de crescimento 42% mais rápida graças à maior digitalização de pequenas empresas.

 

Fonte: Convergência Digital

09 de setembro de 2020