Ponfac: Entregando Inovação através da Tecnologia de Processamento de Imagem

O rápido avanço da tecnologia está trazendo uma nova onda de mudanças para o setor manufatureiro. As empresas que não inovarem em suas soluções e produtos em sintonia com esses desenvolvimentos enfrentarão o risco de perder participação de mercado e lucros. Sediada em Porto Alegre,  Brasil, a Ponfac está idealmente posicionada para orientar os fabricantes nessa mudança radical.  “Fornecemos soluções de ponta que trazem inovações  para os clientes e, finalmente, as conduzimos à frente no espaço de produção cada vez mais concorrido”, diz Moisés Pontremoli, CEO e fundador da Ponfac.

Com foco exclusivo na tecnologia de processamento de imagens, o sistema da Ponfac captura imagens com câmeras especialmente projetadas para que os sistemas de visão de máquina realizem com precisão a inspeção visual.

O sistema automatiza os processos de ponta a ponta envolvidos na inspeção visual. Utiliza câmeras de vídeo para capturar imagens das linhas de produção e, através de uma inteligência predefinida, verificar se os requisitos estão de acordo com as configurações estabelecidas pelo cliente.

A tecnologia subjacente da Ponfac pode inspecionar uma variedade de parâmetros, como identificação de padrões, dimensões, defeitos, não conformidades, contagem e outras características visíveis através de imagens fotográficas. Isso ajuda os clientes a identificar e evitar os pontos e defeitos defeituosos e a selecionar as peças impecáveis nos processos
de fabricação. A solução pode controlar o processo e direcionar peças alteradas para as bandejas, de acordo com os padrões de classificação ou para rejeição.

Essa gama completa de visão artificial e soluções proprietárias com tecnologia infundida para sistemas de inspeção visual automatizada ajuda os fabricantes a automatizar o controle de qualidade e processos repetitivos. “Em última análise, resulta em melhoria da qualidade e redução de custos de produtos e processos”, diz Pontremoli.

Os produtos verdadeiramente escalonáveis, especializados e inovadores da Ponfac encontram casos de uso em diferentes áreas, incluindo o estabelecimento de controle de processos, redução de perdas logísticas e de varejo e aprimoramento de iniciativas de cidades inteligentes.

A empresa geralmente desenvolve suas soluções em conjunto com seus clientes. O primeiro passo de toda inovação consiste em uma operação em quatro mãos entre o cliente e os profissionais da Ponfac. O resultado é o que Ponfac chama de especificação funcional e operacional (FOS), que permite ao cliente obter o melhor da tecnologia da Ponfac. O FOS ajuda os participantes a entender melhor o processo e as necessidades dos clientes e clientes finais. “O resultado é uma inovação que adere à real necessidade do mercado, com maior aceitação e penetração no mercado”, acrescenta Pontremoli.

Ao criar a solução, o Ponfac permite que os clientes aproveitem diferentes funcionalidades de visão de máquina de maneira personalizada para atender às suas necessidades específicas. “A solução definitiva não apenas terá menor custo e maior precisão, mas também os recursos específicos que
melhor suportam os processos de fabricação do cliente”, menciona Pontremoli.

Um fator diferenciador chave para o Ponfac é sua equipe multidisciplinar que pode entender e especificar o FOS e oferecer inovação. “Nossa equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados recebe treinamento
contínuo para desenvolver soluções inovadoras”, afirma Pontremoli. A empresa também facilita o contato direto entre os clientes e especialistas. Como resultado, o grau de satisfação com as soluções de visão de máquina da Ponfac é superior em comparação com outros players do mercado.
Outro aspecto exclusivo da Ponfac são as parcerias que eles cultivaram com os principais fornecedores de hardware de sistemas de visão no mercado global.

Tendo criado um nicho único por meio de sua solução, a equipe de desenvolvimento da Ponfac está focada em duas importantes inovações para o futuro. O primeiro é popularizar o XReader, a mais nova solução de processamento de imagem da empresa que já está sendo comercializada pela empresa sueca Gunnebo, uma das principais empresas no mercado de
redução de perdas no varejo. Em segundo lugar, a Ponfac desenvolveu uma solução em colaboração com a Cisco, por meio do Cisco Innovation Center. A solução permitirá que os clientes integrem os equipamentos de qualidade da Cisco à tecnologia de processamento de imagem da Ponfac para obter informações sobre a quantidade e a localização de seus produtos, especialmente em grandes pátios abertos.

Fonte: Manufacturing Technology Insights

02 de janeiro de 2020