Porto Alegre terá agenda de inovação liderada por universidades gaúchas

Construir uma cidade melhor para viver, trabalhar e empreender, e capaz de reter os talentos, evitando que eles decidam realizar os seus sonhos fora daqui. Com este propósito, foi oficializada ontem a Aliança para Inovação de Porto Alegre, iniciativa voltada para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação na Capital a partir do conhecimento e da experiência das três principais universidades gaúchas, e exemplos de ecossistemas de inovação de excelência no País.

A Ufrgs, a Pucrs e a Unisinos estão à frente deste projeto, mas a ideia é que essa iniciativa transborde e passe a contar com cada vez mais parceiros. “Queremos transformar Porto Alegre em um ecossistema de inovação de classe mundial e construir uma visão de futuro para a nossa cidade mais condizente com o século 21”, explica o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Audy.

Segundo ele, essa é uma ação conjunta para concentrar esforços em prol da transformação desta realidade atual e da auto- imagem existente hoje na cidade. “Temos que passar para outro patamar, nos tornando uma cidade mais inovadora, empreendedora e organizada”, acrescenta. O protocolo da parceria foi assinado ontem pelos reitores das universidades: Rui Oppermann (Ufrgs), Evilázio Teixeira (Pucrs) e Marcelo Fernandes de Aquino (Unisinos).

O evento aconteceu na Reitoria da Ufrgs. A cooperação prevista inclui parcerias com a iniciativa privada e com o poder público. “Queremos ser o embrião de algo maior para buscar uma articulação com os empresários e poder público”, comenta o pró-reitor acadêmico da Unisinos, Alsones Balestrin.

A inspiração vem de cidades como Barcelona e Florianópolis, que fazem um trabalho referência nessa área. Feita a formalização da aliança, uma equipe especial vai se reunir a partir de hoje para montar agenda e as primeiras ações, já que a meta é gerar entregas práticas para a cidade.

O presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), Josep Piqué, será contratado como consultor para essa iniciativa. Ele é o idealizador e consultor de projetos de revitalização urbana baseados na inovação no mundo.

Além disso, começará a ser costurado o Pacto para a Inovação da cidade de Porto Alegre, primeiro grande projeto resultante da Aliança e que vai reunir as três universidades, empresários e o poder público. A ideia é que empresários possam fazer aportes.

O fato de as três instituições de ensino terem uma base de conhecimento em ecossistemas de inovação maduro e referência no Brasil faz com que as ações da Aliança não saiam do zero. Isso inclui diagnósticos já realizados sobre as fragilidades do ecossistema de inovação da cidade e de estudos de benchmarking com experiências internacionais nesta área. Uma das experiências estudadas é o Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade espanhola em uma referência mundial em smart cities e distritos de inovação.

O diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diz que o primeiro desafio é vencer o modelo mental vigente. “A nossa economia é baseada no século 20 e para termos futuro precisamos mudar. As três universidades já são um exemplo do que é possível fazer, já que têm muito sucesso nas suas iniciativas. Mas, podemos fazer mais se agirmos colaborativamente e, desta forma, avançarmos para nos posicionar para competir globalmente.”

A Assespro-RS tambem marcou presença no evento.

Fonte: Jornal do Comércio 

10 de abril de 2018