+PraTI apresenta resultados de 2020 e plano de ação para 2021

Empresários e executivos de vários setores mantenedores da iniciativa filantrópica +PraTi,  representantes de entidades do setor de tecnologia da informação do Rio Grande do Sul, o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luís Lamb, e a presidente da Procempa, Letícia Batistela, participaram no início da semana do encontro virtual para prestação de contas e apresentação do plano de ação 2021 do programa +PraTI.

A iniciativa não governamental – que conta com o apoio de 31 empresas, foi lançada em setembro de 2020 com o objetivo de promover a capacitação e a qualificação das pessoas para atuar no setor que mais cresce e gera empregos no mundo. 

Cesar Leite, Alexandre Trevisan, James Bajczuk, Sebastião Ventura, Juliet Bombassaro e Marcelo Mezzomo apresentaram aos mantenedores e apoiadores do programa os resultados obtidos nos primeiros seis meses da iniciativa e o plano de ação para os próximos meses.

Mais de 100 jovens já estão em processo de qualificação a partir dos conteúdos e desafios do portal +PraTI; jovens talentos foram formados e já estão empregados nas empresas mantenedoras do projeto; e 40 alunos estão inscritos para a próxima turma que inicia brevemente.  O planejamento indica a capacitação de mais de 500 pessoas ao longo de 2021 em formato gratuito aos participantes.

O grupo informou também que no próximo mês, o programa lança uma série de webinars em que as empresas mantenedoras promoverão qualificações gratuitas sobre diferentes temas. Outras novidades apresentadas foram as parcerias com a Alfamídia, que vai realizar o projeto piloto para formação inicial – ensinar às pessoas informática para o mercado de trabalho e também atuar na formação de novos programadores, e com a IMED, a qual vai oferecer aos estudantes de ensino médio a formação intermediária para seguir carreira em tecnologia e conectar com a abudanete oferta de vagas técnicas disponíveis em TI no mercado.

 

Fonte: Camila Dilélio – Jornalista

25 de fevereiro de 2021