Professores da UFRGS apresentam o SOS-PME no Grupo RHTI da Assespro-RS

O encontro mensal do Grupo RHTI da Assespro-RS recebeu virtualmente nesta terça-feira (19) as professoras dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFRGS, Lisiane Closs e Wendy Carraro, que falaram sobre o tema “Iniciativas de gestão de pessoas em tempos de pandemia”, especialmente por meio do case SOS-PME Rede de Assessoria Empresarial. 

Coordenada pela Escola da Administração, a consultoria foi criada para auxiliar pequenas e médias empresas no enfrentamento da crise gerada pela pandemia do covid-19 e já foi solicitada por 93 microempresários em situação de risco. Ela reúne uma grande rede de assessoria empresarial com voluntários para entregar aos empresários dicas e orientações personalizadas que abram janelas de oportunidades. 

“O projeto nos permite oferecer aos alunos um aprendizado prático com transformação de conhecimento em ações nas principais áreas da administração”, explicou Lisiane. 

Na área de gestão de pessoas, o projeto realiza inicialmente uma reunião de entendimento com foco no empresário, seguida de encontros virtuais de integração e suporte às equipes e reuniões de alinhamento até chegar ao momento de preparo para a volta e avaliação da necessidade de capacitação e aprendizagens identificadas. A consultoria também discute o futuro dos funcionários que eventualmente tiveram que ser demitidos.

“Eu vejo que essa rede surgiu de uma oportunidade dentro de uma necessidade, e a cada semana temos agregado elementos”, complementou Wendy.

As inscrições ao projeto estão abertas e os empresários interessados devem acessar o site ufrgs.br/escoladeadministracao/sospme, preencher um formulário detalhado sobre a situação atual da empresa e aguardar pelo retorno. O projeto é aberto a empresas de todo Brasil. 

Sobre o Grupo RHTI

Criado há quatro anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.  Informações: assespro@assespro-rs.org.br

 

Fonte: Vicente Medeiros

21 de maio de 2020