Programa de Inovação da CDL POA busca startups para desenvolver soluções transformadoras ao varejo

O propósito do projeto é atrair startups para impulsionar a criação de novos produtos que qualifiquem o setor. Inscrições estarão abertas entre 18 de junho e 17 de julho

 A CDL Porto Alegre lança Programa de Inovação para conectar startups de todo o Brasil ao setor do varejo. A iniciativa propõe uma transformação 360° do mercado varejista com um olhar para o futuro, a partir da implementação de soluções que qualifiquem e desenvolvam empresas para superar desafios. O anúncio oficial do Programa ocorrerá nesta quinta-feira (18).

 A iniciativa da Entidade está alinhada ao seu propósito para os próximos anos: investir em tecnologia e inovação a fim de fortalecer e impulsionar empresas varejistas, reconstruindo estruturas e possibilitando um ambiente de renovação aos negócios.

As primeiras ações surgiram ainda em 2019, quando a CDL POA aderiu como signatária e membro da mesa diretiva ao Pacto Alegre – movimento destinado à criação de um ambiente criativo e inovador na Capital gaúcha. Formalizou, ainda, sua participação como sócia-fundadora do Instituto Caldeira – hub de inovação com a missão de impulsionar transformações e novos negócios, conectando empresas e startups. No fim do ano, também promoveu o Hackathon – Inovando o varejo e transformando negócios a fim de discutir os desafios de transformação do mercado, propondo soluções ao setor.

 Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o Programa de Inovação vem como resultado dos esforços da Entidade em busca de transformação e alternativas que reinventem e impulsionem o setor varejista com tecnologia e soluções eficientes para fortalecer o mercado.

Segundo o dirigente, a intenção é incentivar a criação de novos e mais qualificados produtos e serviços: “Aos empresários do segmento, o Programa propiciará o acesso a soluções que façam diferença nos seus negócios, e às startups, oportunizará maior visibilidade e impacto no ecossistema varejista. E o resultado disso é um ambiente estimulador de novas ideias, onde todos ganham”. Ainda, Irio Piva ressalta que o Programa também atende às novas necessidades do mercado, que passa por um profundo momento de reconstrução, auxiliando empresas de todos os portes e segmentos.

 O Programa será executado em sete etapas, com início na seleção das startups e término com a premiação e a aceleração das vencedoras. O Projeto contará também com a mentoria da Grow+ e da Anlab – empresas reconhecidas no mercado por sua expertise em inovação. As inscrições estarão abertas entre os dias 18 de junho e 17 de julho de 2020, e poderão ser realizadas pelo site http://www.cdlpoa.com.br.

 Os projetos serão selecionados a partir de sua aplicabilidade nas áreas de Cultura Digital, com soluções para capacitações, treinamentos, gamificação e ações de engajamento; Eficiência Operacional, para conectar todas as pontas de uma operação, desde a logística até as compras; Experiência de Compra, auxiliando em uma experiência de compra personalizada por meio de novas tecnologias; e Inteligência de Dados, voltada para captura e análise de dados em cada etapa da jornada de compra .

 Durante o Programa, serão realizadas sete etapas de execução:

 1. Inscrição das startups;

2. Seleção – 20 startups avançam para o Pitch Day;

3. Pitch Day – apresentações para a banca avaliadora;

4. Bootcamp – treinamento, identificação de gaps e aprofundamento das soluções;

5. Demoday – demonstrações das soluções e propostas de aplicabilidade ao Programa;

6. Formalização – possibilidade de contratação e de ingresso na etapa de aceleração;

7. Aceleração – startups vencedoras executarão suas soluções sob a coordenação de Grow+ e Anlab, focadas nas demandas da CDL POA.

  Ao final do Programa de Inovação, as três startups vencedoras serão premiadas com valores que podem chegar até R﹩ 30 mil, além da aceleração de seus negócios.

Durante todo o processo de seleção e desenvolvimento, as startups terão a possibilidade de fechar contratos e parcerias comerciais com a CDL POA; aderir ao portfólio de soluções da Entidade; acessar as três mil empresas associadas e as 130 entidades parceiras da CDL POA, que impactam em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e 30 mil empresas; participar de eventos e ações relacionados; manter contato com a base de dados e produtos SCPC, já que a CDL POA é parceira de negócios da Boa Vista Serviços.

Fonte: CDL Porto Alegre

18 de junho de 2020