Retenção de talentos é um dos maiores desafios da TI em 2019

Existe um problema mundial de falta de talentos em tecnologia. No entanto, as manchetes constantes sobre a escassez de especialistas em tecnologia de ponta ignoram uma peça central do quebra-cabeça: mesmo quando as empresas efetivamente atraem e contratam talentos especializados, elas têm sorte quando conseguem mantê-los por mais de um ano. Na verdade, o setor de tecnologia tem a maior taxa de rotatividade de todos os setores, de acordo com um recente relatório de rotatividade do LinkedIn.

Talvez você não espere que isso aconteça devido ao sucesso de gigantes da tecnologia como a Microsoft, Google e a Amazon, mas a maioria das empresas de tecnologia tendem a sofrer com altas taxas de rotatividade. O tempo médio de permanência de um profissional na Amazon é de apenas um ano, e o Google apresenta um desempenho ligeiramente melhor, com um tempo médio de 1,1 ano, de acordo com o relatório recente de rotatividade de funcionários da Payscale. A Apple, indiscutivelmente, tem o melhor desempenho médio entre as principais empresas de tecnologia, mas com uma média de apenas dois anos.

Considerando que leva 51 dias em média para preencher vagas no setor de tecnologia da informação, as empresas gastam bilhões para não apenas recrutar talentos técnicos difíceis de encontrar, mas para substituir o mesmo talento ao sair em um ou dois anos. Sem mencionar o impacto nos cronogramas do projeto e no relacionamento com os clientes quando seus melhores engenheiros de software repentinamente anunciam a saída.

O cenário na indústria de tecnologia

A escassez de talentos técnicos nos Brasil e no mundo afeta a capacidade das empresas em identificar e contratar talentos de alta qualidade. Isso também afeta sua capacidade de reter o mesmo talento, devido ao aumento dos esforços de recrutamento e o hunting agressivo pela concorrência. Em 2017, os desenvolvedores de software na região de Belo Horizonte recebiam até cinco chamadas por dia dos headhunters tentando convencê-los a sair para outra empresa. E a capital mineira é um local relativamente menos competitivo, em comparação com os salários de outros centros de talentos tecnológicos como São Paulo e Rio de Janeiro.

A escassez de profissionais de tecnologia qualificados e o excesso de vagas disponíveis no mercado, com uma oferta de altos salários, agravaram esta situação, resultando no atual cenário orientado a candidatos, onde os candidatos têm mais poder do que os empregadores nas negociações de oferta de emprego. Isso também significa que eles não precisam desperdiçar tempo avaliando ofertas de emprego que não incluem salários competitivos, que estão aumentando devido à demanda contínua. Altos salários, juntamente com ambientes de trabalho tóxicos e maus-tratos de funcionários são os principais impulsionadores da rotatividade de talentos.

Além disso, uma das principais razões pelas quais os funcionários abandonam o navio é devido à falta de oportunidades para progressão da carreira e desenvolvimento profissional, conforme relatado pelo relatório de rotatividade mais recente do LinkedIn.

Os setores que mais geram talentos: tecnologia (software), varejo e mídia e seus respectivos índices de turnover são apresentados na tabela abaixo:

Ranking

Indústria

% Turnover

1

Tecnologia (Software)

13,2%

2

Varejo e Produtos de Consumo

13,0%

3

Mídia & Entretenimento

11,4%

4

Serviços Profissionais

11,4%

5

Governo/Educação/Org. sem fins lucrativos

11,2%

6

Setor Financeiro e Seguradoras

10,8%

7

Telecomunicações

10,8%

8

Combustível & Energia

9,7%

9

Aero/Auto/Transportes

9,6%

10

Saúde e Farmácia

9,4%

As empresas de tecnologia (software, não hardware) tiveram o maior volume de negócios em 2017, com uma taxa de turnover de 13,2%. O setor varejista – historicamente de alta rotatividade – segue atrás de 13,0%, enquanto o segmento de mídia/entretenimento apresentou um turnover de 11,4%, serviços profissionais com 11,4% e governo/educação e empresas sem fins lucrativos registrou um turnover de 11,2% completando as cinco primeiras posições deste ranking. Nos últimos anos, esses setores têm observado consistentemente as maiores taxas de rotatividade. Embora a tecnologia, o varejo e a mídia possam ter a força de trabalho com a maior rotatividade, cada setor observa a rotatividade de talentos por motivos muito diferentes.

Se você trabalha com tecnologia, essas informações ajudarão você a ver onde você se encontra, mesmo que sua empresa não esteja sofrendo com o turnover (o que acho pouco provável), você entenderá melhor o cenário de talentos e as forças que o moldam.

Setores da indústria de tecnologia com maiores índices de turnover.

Setores de Tecnologia

% Turnover

Jogos para computadores

15,5%

Internet

14,9%

Software

13,3%

IT & Serviços

13,0%

E-Learning

11,6%

Perfis profissionais com maiores índices de turnover.

Ranking

Profissional

% Turnover

1

User Experience & Designer

23,3%

2

Data Analyst

21,7%

3

Software Engineer

21,7%

As indústrias de Games (15,5%), Internet (14,9%) e Software (13,3%) impulsionaram a rotatividade no setor de tecnologia – mas essas taxas são baixas em comparação com a rotatividade que observamos em determinadas posições. Os designers de experiência do usuário registraram um índice de turnover extremamente alto, atingindo 23,3%, com cientistas de dados e engenheiros de software não foi muito diferente, atingindo o índice de 21,7%. Na verdade, o estudo do LinkedIn mostra que os engenheiros de software recebem o maior número de InMails por pessoa de qualquer outra ocupação nas Américas.

Há boas evidências para sugerir que o problema de reter talentos técnicos é a alta demanda e a crescente compensação dentro do setor: à medida que empregadores e ofertas se tornam mais competitivos, os melhores talentos estão mais ansiosos para aproveitar novas oportunidades. A retenção é o desafio número 1  enfrentado pela maioria das empresas em 2018 e o cenário sugere que 2019 será ainda mais desafiador.

De acordo com um relatório recente do Hay Group, a taxa de rotatividade para 2013 a 2018 será em média de 23%, com 192 milhões de pessoas deixando seus atuais empregadores neste ano. O mesmo relatório afirma que:

  • Um terço das novas contratações deixou o emprego após cerca de seis meses.

  • Um terço sabia se ficariam com a empresa a longo prazo depois da primeira semana.

  • E um terço dos líderes de empresas com mais de 100 funcionários estão procurando emprego.

A indústria de tecnologia está sofrendo mais

A análise do LinkedIn de meio bilhão de profissionais descobriu que as maiores taxas de rotatividade são registradas na indústria de tecnologia (software), seguidas pelos serviços de varejo, mídia e profissionais.

Uma rápida olhada nas dez principais empresas de tecnologia mostra o quão grave é a situação: o Facebook possui a mais alta taxa de retenção, com os funcionários atendendo a um mandato médio de apenas 2,02 anos. Na Amazon é apenas um ano e no Google são 1,1 anos.

Média de número de anos de permanência de um profissional nas gigantes de tecnologia.

Empresa

Média

Facebook

2,02

Google

1,90

Oracle

1,89

Apple

1,85

Amazon

1,84

Twitter

1,83

Microsoft

1,81

Airbnb

1,64

Snap Inc.

1,62

Uber

1,23

A rotatividade elevada de talentos pode ter um enorme impacto no resultado final de uma organização. Considerando o fato de que a separação pode custar de 50% do salário de um funcionário iniciante a mais de 125% para especialistas seniores ou técnicos, não é de admirar que 78% dos líderes de negócios classifiquem a retenção de funcionários como importante ou urgente. Mas antes que possamos fazer algum progresso na solução do problema, precisamos ter certeza de que realmente entendemos isso.

Por que os profissionais de tecnologia estão saindo?

A pesquisa do LinkedIn com 10 mil pessoas que mudam de emprego descobriu que a principal razão para sair é a falta de oportunidade de carreira. Isto é seguido por uma liderança fraca e um ambiente e cultura desmotivadores, respectivamente.

Razões

%

Falta de oportunidades para evoluir a carreira

45%

Insatisfação com liderança, gerência, diretoria

41%

Insatisfação com ambiente e/ou cultura da empresa

36%

Buscando projetos mais desafiadores

36%

Insatisfação com remuneração e benefícios

34%

Falta de reconhecimento das contribuições individuais

32%

Como resolver o problema do turnover

Não é um problema fácil de resolver, mas é possível e é importante ressaltar o quanto a rotatividade de talentos de alta tecnologia está custando às empresas.

Uma boa estratégia, especialmente para empresas de tecnologia, é desenvolver uma cultura de aprendizado escalável, focada em produzir resultados e permitir que os funcionários façam seu melhor trabalho, incentivando a criatividade e inovação, livres de comentários ou comportamentos discriminatórios. Para renovar a cultura da sua empresa, a estratégia mais eficaz começa de cima para baixo.

Para conseguir uma reformulação da cultura, os executivos e gestores devem descrever a cultura que desejam adotar e o que isso significa, e estar aberto a sugestões. Durante a construção da nova cultura, solicite informações dos diversos membros de sua força de trabalho para garantir que todas as experiências sejam consideradas. Em seguida, introduza as novas expectativas da cultura por meio de uma reunião geral com orientações claras sobre como os problemas futuros serão tratados. Você pode se surpreender com o quão eficaz isso pode ser na redução das taxas de rotatividade.

Como observado neste estudo do LinkedIn, mesmo no Google, que oferece benefícios quase inacreditáveis, isso não garante uma rotatividade mais baixa – a gigante de tecnologia ainda sofre um período médio de apenas 1,1 anos, mesmo com suas academias no local e refeições gratuitas.

Reduzir as taxas de rotatividade entre os funcionários de tecnologia mais procurados em sua empresa é possível com a implementação de estratégias similares a cultura de aprendizagem escalável, e isso também é crucial para o sucesso a longo prazo. É hora de começar a se concentrar em mais do que apenas recrutar talentos de alta tecnologia. Atraí-los para sua equipe foi o primeiro obstáculo, proporcionar a oportunidade de evolução da carreira, acompanhando o crescimento da empresa, é o verdadeiro desafio.

Fonte: Computerworld

13 de março de 2019