Saúde disponibilizará teleatendimento para tirar dúvidas

O Ministério da Saúde disponibilizará um sistema de teleatendimento para a população para responder dúvidas e dar orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 18, no Palácio do Planalto.

“Deveremos ter uma ferramenta inovadora para que o brasileiro receba chamada e, ao manifestar o risco, o sistema manter o paciente monitorado. Além disso, empregaremos telemedicina de médico para médico”, anunciou Mandetta.

Atualmente, o ministério tem um mecanismo de fornecimento de informações pelo número 136. O ministro, contudo, não adiantou como o sistema de teleatendimento funcionará, o que deverá ser detalhado até o fim desta semana.

Regulamentação

Depois do Conselho Federal de Medicina, ter aprovado e depois suspender regulamentação do uso da telemedicina e suas aplicações, a questão foi submetida a nova consulta pública, ainda sem resultados.

Faz uma um ano que entidade atendeu a reivindicação de várias entidades médicas, que alegaram falta de tempo hábil avaliar os vários procedimentos que poderiam ser realizados à distância com uso de tecnologia.

Fonte: TI Inside

18 de março de 2020