Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS fala sobre Brasil pós-pandemia em webinar + Pra TI

Iniciativa coordenada por empresários da nova economia com apoio do Governo do Estado através do Programa Transforma RS, o +PraTI é uma plataforma de mobilização que busca atrair, capacitar e gerar oportunidades para profissionais que não são do setor de TI/Tecnologia, posicionando-os em setores portadores de futuro e com maior possibilidade de ganhos. Objetiva que a inovação e a tecnologia gere emprego, renda e consumo no RS.

Com esse pano de fundo, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, participou do webinar promovido pela Assespro-RS no Dia do Trabalho, 1º de maio, quando falou sobre o tema “Brasil pós-pandemia: ciência, tecnologia e economia”. 

Lamb citou algumas tendências que colocam a tecnologia no centro da educação e do trabalho. Entre elas, o fato de que STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) será o mínimo necessário na educação contemporânea; as habilidades em ciências da computação devem ser absorvidas e acolhidas por diversas disciplinas; a inteligência artificial e automação são e serão ainda mais realidades, que afetam o mercado de trabalho, as organizações, a economia e a geopolítica; e que em 2021 o PISA (Programme for International Student Assessment) terá conteúdos de ciência da computação.

“Nós temos que aumentar o interesse dos jovens para o setor de TI”, afirmou Lamb. “Em todos os setores, a tecnologia será chave e ainda não conseguimos convencê-los”.

O secretário também destacou a importância de se debater em todos os fóruns sobre a necessidade da transformação digital e da educação das pessoas para essa nova realidade. Também lembrou que o atual governo é aberto para ouvir os empresários e que tem interesse em ajudar e em formar parcerias. “O setor empresarial tem que ter uma voz muito forte no sentido de qualificação das pessoas, porque isso é o que pode alterar mais rapidamente a nossa realidade”, disse. Afirmou ainda que a crise gerada pelo covid-19 vai gerar duas situações: necessidade de mudança do negócio das empresas com foco em tecnologia e aprofundamento da crise econômica. 

A respeito do projeto +PraTI, Lamb ressaltou seu potencial muito em função das pessoas que estão por trás dessa iniciativa. “Esse projeto tem propósito. Nasceu de um grupo de empreendedores que sempre faz entregas, que têm experiência em engajar os colaboradores. O mais importante é que podemos atingir e dar chances para camadas da sociedade que não têm oportunidade. Vamos preencher lacunas que o estado deveria fornecer”.

Os interessados em participar do +PraTI podem preencher o termo de adesão pelo site http://www.assespro-rs.org.br/pra-ti-transforma-rs/.

Fonte: Vicente Medeiros

04 de maio de 2020