Serviço de Informação ao Cidadão, da Digifred, auxilia municípios no atendimento à Lei de Acesso à Informação

Municípios clientes da empresa foram destaque na Escala Brasil Transparente

Diversas são as ferramentas e meios que se encontram à disposição do cidadão, atualmente, e possibilitam sua fiscalização sobre as atividades do governo, em especial após a criação da Lei de Acesso à Informação. A transparência nas ações e atividades efetuadas pelo poder público tem aumentado significativamente, isso se deve à busca de informações por parte da população e à ampliação do uso de ferramentas pela Gestão Pública.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012, e tem por objetivo regulamentar o direito do cidadão em relação ao acesso sobre as informações públicas. Esta Lei vale para o Distrito Federal, estados e municípios, além dos Tribunais de Conta e Ministério Público, e está sendo amplamente divulgada para estimular maiores acessos por parte dos cidadãos, para que eles colaborem no controle das atividades dos governantes e uso de recursos públicos.

Por essas circunstâncias, a Controladoria-Geral da União criou recentemente o programa Brasil Transparente, objetivando auxiliar os estados e municípios na ampliação do uso da Lei e implementação da transparência. Além disso, foi divulgada pela CGU a Escala Brasil Transparente, que mede e apresenta notas para o nível de transparência pública estadual e municipal. Dois municípios clientes da Digifred e usuários de nosso sistema de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) aparecem muito bem posicionados na lista. O município de Tio Hugo/RS obteve nota máxima (dez) no ranking; enquanto Ibirubá/RS ficou com nota 8,47.


Serviço de Informação ao Cidadão Digifred 

O Serviço de Informação ao Cidadão é uma ferramenta que auxilia a Administração Pública na comunicação com o cidadão. Este software atende à Lei de Acesso à Informação, que exige que o município disponibilize um meio eletrônico que contenha informações sobre as ações do governo.

O técnico de suporte da Digifred, Adilson Casali, comenta sobre a importância da utilização desta ferramenta e o que ela possibilita à gestão pública. “O SIC, oferecido pela Digifred, centraliza os pedidos de informação, possibilita a tramitação entre os setores da Prefeitura e oferece um ambiente no qual é exibido o endereço do local; responsáveis; horário de atendimento e Lei Municipal da LAI – Lei de Acesso à Informação”.

A Digifred sustenta a importância do uso de sistemas que possibilitem cada vez mais a comunicação do cidadão com a Administração e parabeniza os municípios de Tio Hugo e Ibirubá pelo destaque na avaliação da Escala Brasil Transparente.

Digifred