Sociedade Brasileira de Computação deve checar código fonte da urna

O Tribunal Superior Eleitoral vai convidar a Sociedade Brasileira de Computação para ampliar a parceria firmada por acordo de cooperação de forma que a entidade participe da verificação do código-fonte da urna eletrônica no processo eleitoral deste 2018.

Segundo o TSE, o tema foi discutido entre o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, e o presidente da SBC, Lisandro Granville, para discutir de que modo os pesquisadores da entidade poderão contribuir com a fase de verificação.

De acordo com o secretário, a ideia é aproveitar a parceria já firmada entre as duas instituições por meio de um acordo de cooperação já assinado em agosto de 2017. O compromisso firmado tem duração de 60 meses.

Embora o acordo não tenha previsto nenhum plano de trabalho, o diretor do TSE avalia ser importante aproveitar a oportunidade em que a legislação obriga o TSE a disponibilizar os códigos-fonte que serão utilizados nas eleições 2018.

Ele lembrou que a SBC teve atuação destacada durante os Testes Públicos de Segurança realizados pelo tribunal em 2017. Todas as necessidades de ajustes e sugestões da SBC foram acatadas e implementadas pela Corte Eleitoral.

Já o presidente da SBC mostrou interesse em ampliar a parceria, destacando a necessidade de tornar a verificação dos códigos-fonte viável e atrativa. Segundo ele, isso faria com que pesquisadores contribuíssem de modo mais efetivo, inclusive a partir da publicação de resultados e da certeza de que suas contribuições seriam aproveitadas.

Fonte: Convergência Digital

15 de junho de 2018