Stefanini é uma das empresas de destaque no Índice Maturidade Digital no Brasil

Realizado pela McKinsey & Company e publicado pelo Valor, levantamento avaliou processos de transformação digital em 124 companhias de nove segmentos

A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, está entre as 24 líderes de maturidade digital no Brasil, e também entre as três primeiras no setor de Telecom e Tecnologia, conforme pesquisa da McKinsey & Company, publicada com exclusividade pelo jornal Valor Econômico. O levantamento “Índice de Maturidade Digital: Brasil” contou com a participação de 124 empresas de nove segmentos, totalizando o envolvimento de um pouco mais de 400 executivos.

Nas quatro áreas pesquisadas nas empresas – estratégia, capacidades, organização e cultura – são analisadas 22 práticas de gestão, que incluem marketing digital, talentos e governança. Os resultados, segundo a McKinsey, indicam que as empresas no Brasil apresentam maturidade digital quase idêntica à de grupos internacionais. Os três setores mais bem posicionados são: Serviços Financeiros, Varejo, Telecom, tecnologia e mídia.

O índice mostra que a transformação digital deve começar dentro de casa e lista cinco itens que podem aumentar as chances de sucesso de uma empresa: ter líderes da organização com conhecimento de Digital; construir amplamente na organização as capacidades digitais; promover novas maneiras de trabalho; digitalizar ferramentas e processos de trabalho de uso diário e ampliar a tomada de decisão baseada em dados e analytics; comunicar com frequência o propósito da transformação, utilizando meios digitais e tradicionais.

“O reconhecimento da Stefanini, que ficou entre as 24empresas mais bem avaliadas, ocupando a terceira posição no setor de Telecom e Tecnologia, mostra que estamos no caminho certo. Ao investir cada vez mais em nosso ecossistema de inovação, geramos oportunidades para oferecer abordagens cada vez mais assertivas e colaborativas, como define o nosso propósito: cocriando soluções para um futuro melhor”, afirma Breno Barros, diretor global de Inovação e Negócios Digitais da Stefanini.

Pensando em reunir empresas do grupo, startups, parceiros e clientes para pensar e desenvolver soluções conjuntas, a multinacional brasileira inaugurou este ano a Sala 87, numa alusão ao ano de fundação e ao caráter empreendedor da empresa, que nasceu na casa do CEO global, Marco Stefanini. “O espaço permite que a cocriação flua entre várias áreas, agilizando o processo de inovação de soluções, além de facilitar a utilização de uma cultura colaborativa, que é estimulada pelas lideranças”, explica Breno.

Outra ação que se reflete no posicionamento da Stefanini como um expoente digital é o lançamento de um programa de inovação aberta para todos os colaboradores da empresa, o Stefanini Insights, que direciona temas de interesse para a geração de ideias, que serão avaliadas por um comitê. Caso aprovadas, essas novas ideias são hospedadas na Sala 87, com oportunidade de os funcionários se tornarem sócios em algumas frentes da companhia.

Ao longo dos últimos anos, a Stefanini decidiu se transformar para auxiliar seus clientes no processos de transformação digital. Para atingir seu objetivo, investe em soluções que valorizam tanto as pessoas quanto as novas tecnologias. “Por mais que as tecnologias sejam importantes para a evolução da sociedade, ela é apenas um meio. A transformação digital, de fato, é uma transformação cultural, que começa na cabeça dos grandes líderes e se estende por todas as pessoas da organização”, complementa Marco Stefanini, CEO global da empresa.

Fonte: SEGS

12 de dezembro de 2018