Tecnopuc Fablab produz máscaras para hospitais

O Tecnopuc Fablab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), está produzindo máscaras de proteção para os profissionais da saúde expostos ao coronavírus.

Após passar por testes no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), em Porto Alegre, o produto foi aprovado e a instituição deve receber um primeiro lote com 200 unidades.

Entre os modelos desenvolvidos no laboratório, o escolhido por unanimidade pelos médicos do HSL foi a opção que protege mais o rosto, fica mais presa e confortável na cabeça.

“A máscara é especial pois é mecânica, ou seja, dá proteção para toda a face, olhos, nariz e boca contra gotículas e líquidos. Assim, ela pode ser utilizada por uma semana, ou em um plantão de 24h, por exemplo”, explica Saulo Bornhorst, diretor técnico do HSL.

Agora o produto passa por teste no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.

Segundo o Tecnopuc, o propósito é que ações de impacto na atual crise de saúde pública sejam testadas e desenvolvidas nos laboratórios durante este período.

“Este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus”, ressalta Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS.

O Tecnopuc abriga mais de 170 organizações, somando mais de 8 mil postos de trabalho.

Já o Tecnopuc FabLab, que iniciou as atividades em 2016, tem equipamentos de pequeno e médio porte nas áreas de mecânica, computação e maquetaria.

A estrutura conta, ainda, com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes.

Fonte: Baguete

25 de março de 2020