TECNOPUC: Julio Ferst é eleito novo presidente da Assespro-RS

O gestor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, sede de Viamão, Julio Ferst, é o novo presidente da Assespro-RS, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. Nome reconhecido no ecossistema gaúcho, Ferst já atuou como superintendente da associação, e foi um dos responsáveis por trazer a operação da entidade para o Tecnopuc. A história de longa data carrega muito significado para o novo presidente, que relembra: “A Assespro veio para o Parque por meio de um projeto que passou pelas minhas mãos. Um projeto do então presidente César Leite, empresário da Processor. A convite do Jorge Audy, tornamos a Assespro a primeira entidade instalada no Tecnopuc”.

Experiência reconhecida pelos colegas

E não é só desse fato que César Leite recorda. Ele destaca: “Tive a honra de trazer o Julio para a Assespro-RS quando estava em um movimento de transformação na vida. Passados 18 anos, é uma incrível felicidade vê-lo como presidente da entidade. A carreira do Julio é muito bonita, ele é um profissional de ótima capacidade de relações, um networking bacana, focado, interessado, dedicado a causa, com construções lindas ao longo da vida. E o Julio no final do dia é um grande apaixonado pelo que faz. Tenho certeza que a gestão dele será muito profícua, e dentro desse contexto entendo que é um coroamento de carreira, de alguém que já esteve no setor público, no privado, foi empresário, executivo, e agora vai tocar uma entidade que congrega tudo isso e tem a força e relevância para a Assespro-RS”.

O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, destaca que o Julio tem uma das mais relevantes trajetórias na área de CT&I no Estado, tendo sido Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, responsável pela concepção e lançamento do Programa PGTec em 2010, que estruturou a rede de Parques Tecnológicos Gaúchos ao longo dos anos seguintes.

“No final dos anos 90, ele foi um dos articuladores do projeto que gerou o Polo de Informática de São Leopoldo, precursor dos Parques Científicos e Tecnológicos no país. Hoje, lidera o Tecnopuc em Viamão. Foi protagonista de projetos importantes como a vinda do Instituto Federal do RS para o Parque, hoje com mais de mil pessoas. Essa foi a primeira parceria entre um Instituto Federal em um Parque Tecnológico no país. Atuou também nos estudos e missões internacionais que geraram o Tecna – Centro de Produção Audiovisual do RS, também localizado no Tecnopuc Viamão. Desejo muito sucesso ao Julio à frente da Assespro, onde já atuou e tem todas as condições de superar os enormes desafios que temos no atual momento que vivemos no nosso país”, complementa Audy.

Letícia Batistela, vice-presidente jurídico da Federação Assespro e vice-presidente jurídico da Federasul, salienta que Ferst têm construído uma grande trajetória no setor de tecnologia do Rio Grande do Sul. “Ele conta com minha admiração e apoio para construir uma grande gestão frente à Assespro/RS. Sua candidatura foi aclamada pelo Conselho de ex-presidentes, especialmente pelo seu novo projeto de formação de novas lideranças com DNA Assespro. Com sua experiência e garra, ele vai contribuir para que o setor de Tecnologia alcance ainda maior relevância, contribuindo para que as empresas possam crescer em um ecossistema mais fértil e promissor”, ressalta Letícia.

A Assessora Executiva da Assespro-RS, Rose Garcia, comenta que a gestão 2021/2022 com a presidência de Julio Ferst será um marcado na Assespro-RS. “Além de ser super reconhecido, ele é muito ativo no setor de tecnologia da informação. Sempre comprometido com a entidade. Sou suspeita para falar do Julio, somos amigos e atuamos juntos em diversos projetos, estou particularmente feliz!”, celebra Rose.

Propósitos da nova gestão

O presidente Ferst destaca o desafio que a sociedade enfrenta hoje, em um período de grande virtualização, e destaca os desafios e responsabilidades da nova gestão: “os dois pontos principais são a entrega de valores de uma entidade que precisa se adequar ao mundo virtual, e a preparação de novas lideranças do setor de ti para dar continuidade ao associativismo”, afirma Julio.

Trajetória no ecossistema de inovação

Professor por 22 anos da disciplina de Física, Júlio conta com mais de 20 anos de experiência como empresário na área de tecnologia da informação. Recentemente, exerceu os cargos de Diretor Superintendente da ASSESPRO-RS, Diretor de Informática do Grêmio Náutico União, Diretor Técnico da Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS, Secretário Adjunto da Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS e Secretário de Estado da Secretaria da Ciência e Tecnologia do RS.

No período de 2008 a 2010, como Secretário da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, atuou em diversas frentes: foi membro da equipe que desenvolveu a Lei de Inovação do RS – 2009; atuou no Programa de apoio a Parques tecnológicos do RS – PGTEC -2010; auxiliou no Programa de incentivo a empresas inovadoras – PROINOVAÇÂO – 2010; foi Membro da equipe que desenvolveu o Programa telesaúde no RS; foi Membro do time responsável pelo Programa de cidades digitais do RS; e atuou na reestruturação dos Pólos de inovação tecnológicos do RS. Como empresário, participou do Desenvolvimento do Parque Tecnológico de São Leopoldo, o Tecnosinos, entre 1997 e 2002.

 

Fonte: TECNOPUC

06 de novembro de 2020