Tecnopuc reduz operação presencial e empresas intensificam home office

Ambiente de inovação que reúne cerca de 180 empresas e instituições e 8,2 mil pessoas, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) está operando com infraestrutura mínima necessária para atendimentos a demandas do ecossistema.
 
Das cerca de 40 pessoas do time de gestão, 35 estão em home office. Reuniões presenciais da equipe foram suspensas, bem como todos os eventos. Tudo para conter o avanço do Covid-19. Somente os serviços de segurança, de higienização e as recepções do parque estão sendo mantidas em funcionamento.
 
“É uma questão de saúde pública. A prioridade é preservar as pessoas.
Vamos manter assim enquanto for necessário”, afirma o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy. Ele destaca, por exemplo, o fato de que com a suspensão das aulas, muitos profissionais que atuam no parque e que são pais precisam dar suporte as suas famílias.
 
Segundo ele, o Tecnopuc não está induzindo as empresas instaladas a fazer home office e, sim, tentando dar o exemplo. E é isso que tem acontecido. Grande parte das empresas já está adotando esse modelo, como HP, HPE e e-Core. No Sicredi, a totalidade dos 400 colaboradores que atuam na unidade do Tecnopuc estão em regime de home office.
 
Ontem, a venture builder 4all, instalada no Tecnopuc, anunciou que ampliou o home office para colaboradores até o próximo dia 30 de março, podendo ser prorrogado ou antecipado conforme orientações dos órgãos oficiais.
 
A medida é facultativa para os colaboradores em geral, que estão sendo orientados a adotar as práticas sanitárias e de higiene necessárias, caso precisem se fazer presente em nossa sede, e obrigatória para aqueles que estão incluídos, ou que se relacionem diretamente com pessoas que pertencem a algum dos grupos de risco para a doença.
 
A prática de home office já faz parte da cultura da 4all, com colaboradores atuando nesse formato no Brasil e no exterior. Até então, o modelo era aplicado essencialmente para as equipes técnicas e agora foi estendido às demais áreas.
 
Além disso, há algumas semanas, a 4all já vinha adotando um conjunto de medidas preventivas como o cancelamento de viagens, exigência de quarentena para colaboradores que retornam de áreas de risco, avaliação médica e quarentena para quem apresenta sintomas, realização de reuniões remotas, redução de visitas às sedes no Tecnopuc, Parque Tecnológico de Pelotas e Cubo Itaú.
 
A DB Server também tomou medidas urgentes para contribuir ativamente na prevenção e no achatamento da curva de contaminação. A empresa iniciou na sexta-feira passada o movimento de home office, que foi intensificado essa semana. Das cerca de 400 pessoas que utilizam o espaço da empresa no Tecnopuc, pouco mais de dez estavam lá ontem.
 
“O pessoal de infraestrutura está trabalhando intensamente para garantir que todos possam trabalhar com eficácia de suas casas. Temos também pessoas que atuam diretamente nos sites de clientes, com os quais estamos negociando a mesma ação. Independentemente disto, todas as pessoas colaboradoras de grupos de risco estão em suas casas”, afirma o CEO e cofundador da DB Server, Eduardo Peres.
 
Entre as recomendações compartilhadas com os colaboradores estão evitar eventos e aglomerações nas dependências da empresa ou fora, restringir viagens apenas àquelas indispensáveis e evitar a circulação de terceiros e visitantes nas dependências da empresa.
 
As pessoas que retornarem de viagem de algum país de risco devem comunicar imediatamente a empresa e adotar trabalho remoto pelo período que for recomendado.
 
Fonte: Jornal do Comércio 
 
17 de março de 2020