TI puxa a média geral do setor de Serviços, diz IBGE

O setor de tecnologia da informação é o grande destaque da nova pesquisa mensal do IBGE sobre o setor de Serviços. Em julho, de bom crescimento geral de 0,8%, os serviços de informação e comunicação exerceram a maior influencia positiva, com alta de 1,8%. O mesmo se repete no acumulado do ano e na comparação com 2018.

Na comparação julho frente a junho de 2019, a expansão de 0,8% do volume de serviços foi acompanhada por três das cinco atividades de divulgação investigadas, com destaque para o ramo de serviços de informação e comunicação, que ao avançar 1,8% em julho, recupera parte da perda verificada em junho (-2,2%).

Na comparação julho 2019 frente a julho de 2018, o volume do setor de serviços avançou 1,8%, com expansão em quatro das cinco atividades. Entre elas, serviços de informação e comunicação (3,8%) exerceu a contribuição positiva mais relevante.

De acordo com o IBGE, o setor foi impulsionado pelo aumento na receita das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; de suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI; de consultoria em tecnologia da informação e tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.

Também no índice acumulado dos primeiros sete meses de 2019, período em que o setor de serviços avançou 0,8%, os serviços de informação e comunicação (2,8%) exerceram o principal impacto positivo sobre o índice global. No geral, o IBGE reforça a influencia favorável dos serviços relacionados à internet, consultoria em TI e desenvolvimento de softwares.

Fonte: Convergência Digital

12 de setembro de 2019