TI representará 60% dos gastos com blockchain em 2018

Segundo a IDC, despesas com a tecnologia seguirá em ritmo acelerado até 2021, com crescimento de 90% no período.

Os serviços de TI representarão cerca de 60% de todas as despesas de blockchainem 2018, impulsionado pela duplicação do investimento de mercado em toda a região.

Oferecendo um impulso para os parceiros locais explorando as capacidades do blockchain, a mudança para provedores externos ocorre quando os gastos aumentam em direção a US$ 281,69 milhões na região Ásia-Pacífico, quase o dobro do investimento em 2017 (US$ 148,76 milhões).

De acordo com as descobertas da IDC, as despesas com a tecnologia crescerão em ritmo acelerado até 2021, com um crescimento de 90,70% durante o período, ante o crescimento mundial projetado de 81,21%.

“As tecnologias de blockchain estão sendo adotadas por uma ampla gama de indústrias em toda a região da Ásia-Pacífico”, disse o vice-presidente da IDC na Ásia Pacífico, Simon Piff.

“Embora muitos dos casos de uso sejam provenientes do setor de serviços financeiros, em mercados tão diversos como Austrália, Tailândia e Cingapura, também veremos uma forte aceitação em toda a cadeia de abastecimento, desde a proveniência dos alimentos até a logística.”

Setores

Do ponto de vista do cliente, os gastos com blockchain serão liderados pelo setor financeiro, impulsionado principalmente pela rápida adoção no setor bancário, seguido pelo setor de manufatura e recursos.

No setor financeiro, o blockchain se presta a vários casos de uso comum, incluindo conformidade regulamentar, pagamentos e pagamentos, custódia e rastreamento de ativos e financiamentos comerciais e liquidações pós-negociação/transação.

“Os serviços financeiros são o principal precursor na implantação de uma abordagem colaborativa para a adoção de blockchain”, acrescentou o analista de mercado sênior da IDC, Swati Chaturvedi.

“No entanto, as indústrias discretas de fabricação e varejo não estarão muito atrasadas. Dado o fato de que os fabricantes e revendedores receberão maior visibilidade, responsabilidade e transparência no nível da cadeia de suprimentos global e nos processos industriais. Este nível de verificação aprimorada levará à rápida adoção do blockchain”, finaliza Chaturvedi.

Fonte: Computerworld 

14 de fevereiro de 2018