Transformação digital vai mudar os cargos de maior relevância em TI na América Latina, indica pesquisa

Um levantamento feito na América Latina pela Panorama Search, associação global que reúne empresas de recrutamento executivo, detectou que os cargos que serão essenciais no futuro para as empresas avançarem diante das mudanças estruturais nos negócios por conta da transformação digital.

Os cargos de CTO e CIO são citados como os principais nos dias atuais por metade (49%) dos entrevistado – e mais ainda no Brasil (59%) – mas há outros que estão no radar. Todo esse panorama muda de figura quando os executivos foram questionados sobre o futuro de suas empresas e as projeções deles sobre o que é importante para o crescimento dos negócios e aumento de alcance de mercado nos próximos anos.

Teremos o profissional de Digital Strategy liderando a incidência nas empresas com 38%, seguido de Digital Transformation (32%), Digital Inovation Manager (32%) e Chief Data Oficcer (29%).

Dos 600 executivos do alto escalão latino-americano que participaram da pesquisa, 49% apontou que contam com, pelo menos, um CTO ou um CIO em sua empresa. Os profissionais de Digital Marketing (44%), Data Scientists (27%) e Digital Transformation (23%) são os que mais aparecem nos quadros tecnológicos das empresas brasileiras.

Na média latino-americana, os cargos tecnológicos dados como mais importantes são: CTO/CIO (49%), Digital Marketing (46%), Digital Strategy (30%) e Digital Transformation (26%). O México é o único país que profissionais de Digital Marketing e Digital Strategy ultrapassam a incidência de CTO e CIO nas empresas tendo, respectivamente, a incidência de 52%, 42% e 39% desses cargos em empresas mexicanas

Fonte: TI  Inside

22 de janeiro de 2020