Unisinos traz incubadora para Porto Alegre

Nova unidade da Unitec abre em março e já tem ocupação da metade do espaço.

A Unisinos, universidade sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, vai abrir uma unidade da sua incubadora de empresas, a Unitec, dentro do campus da instituição na capital gaúcha.

O Tecnosinos, parque tecnológico da Unisinos, é uma das referências no assunto no país, contando atualmente com 110 empresas (60 consolidadas e 50 startups, a maioria dentro do Unitec), totalizando 8 mil funcionários, com a expectativa de chegar a 10 mil até o final do ano.

Com 1,3 mil metros quadrados no começo, a nova unidade ainda é pequena em relação à capacidade instalada em São Leopoldo, onde só a última ampliação da incubadora, utilizado salas de aula desocupadas, agregará 3,5 mil metros quadrados.

Mas a chegada da Unitec em Porto Alegre é um marco da expansão da universidade na capital, onde um campus foi inaugurado em 2016, com um investimento de R$ 200 milhões, em uma área total construída de 55 mil metros quadrados.

A nova unidade da Unitec atraiu até agora oito empresas, com destaque para o grupo Ecosys.

As empresas atuam na sua maioria em diferentes frentes no nicho de marketing digital e tem a grife de ser investidas por Cesar Paz, um dos fundadores da AG2, agência digital comprada pela rede mundial de agências de propaganda Publicis.

“Estamos com ótima perspectiva para 2021: de expansão física, em número de empresas no ecossistema e consequente em número de funcionários”, aponta a diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta. 

Para quem acompanha de perto as iniciativas de inovação das universidades gaúchas, a decisão da Unisinos de trazer a Unitec para Porto Alegre é mais um marco em uma mudança no modo de atuação das instituições.

Mais ou menos uma década atrás, cada instituição “ficava no seu quadrado”, concentrando seus projetos nos arredores da sua sede. A decisão da Unisinos de abrir um campus em Porto Alegre, em 2014, foi uma ruptura com essa orientação.

A moda pegou. No final de 2019, a Feevale, outra universidade sediada na região metropolitana de Porto Alegre, em Novo Hamburgo, abriu uma operação do parque tecnológico Feevale Techpark dentro da capital gaúcha.

Hoje o Hub One conta com mais de 70 startups e outras empresas conveniadas, além de uma oferta de serviços e cursos da Universidade Feevale, incluindo graduação, pós-graduação e in company.

 

Fonte: Baguete

08 de janeiro de 2021