Vagas na área de TI crescem 63% em 2020

Levantamento feito pelo BNE – Banco Nacional de Empregos – confirmam a alta demanda por profissionais de tecnologia, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o estudo, de de janeiro a setembro de 2019 foram disponibilizadas 8049 vagas de emprego no mercado de TI, número que este ano chegou a 12.682, em igual período, representando um crescimento de 63%

Para Marcelo de Abreu, presidente do BNE, a pandemia do novo coronavírus fez grandes alterações no mercado de trabalho. “Além do aumento de vagas no setor da saúde como enfermagem e farmacêutica, durante a pandemia muitos consumidores optaram por serviços delivery, internet e e-commerce, ou seja, são áreas diretamente ligadas a tecnologia que tornou-se necessária dentro das empresas para que o atendimento continuasse acontecendo, o que consequentemente responde esse aumento de vagas na área de tecnologia”, conta.

Ainda, segundo o levantamento, os estados de São Paulo (5793), Santa Catariana (1378), Paraná (1105), Rio Grande do Sul (1020) e Rio de Janeiro (858) são as regiões que mais contemplam vagas neste setor. Comparado com o ano passado, o aumento das vagas de TI em São Paulo foi de 138%.

Marcelo Abreu avalia que a tecnologia deixou de ser um diferencial e se tornou essencial “O uso da tecnologia virou parte do negócio, por isso aa empresas estão buscando essa migração para os meios digitais. Os profissionais de TI e desenvolvedores possuem atualmente amplas oportunidades no mercado”, finaliza Abreu.

 

Fonte: TI Inside

25 de Setembro de 2020