Zenvia adota home office até dezembro de 2020

A responsável pela área de gestão de pessoas da Zenvia, Katiuscia Teixeira, foi a convidada do encontro virtual de julho do Grupo RHTI da Assespro-RS, realizado nesta terça-feira (21), em que falou sobre o tema “Saúde, bem-estar e engajamento em meio à pandemia”.

Katiuscia apresentou as ações tomadas pela empresa desde março deste ano. As primeiras iniciativas foram a adoção total do home office a partir do dia 16 de março e a adesão ao movimento #nãodemita, visando gerar tranquilidade aos colaboradores. 

Em seguida, foram criados comitês para gestão de crise, com foco na  pandemia, e outro para pensar o futuro da empresa em meio a todas as mudanças causadas. Também foram adotadas medidas de preservação de caixa e baixo impacto nos colaboradores, como férias de 30 dias para aprendizes, postergação do FGTS, conversão do vale-transporte em “auxílio home office“, cancelamento ou postergação de férias de colaboradores que solicitassem e revisão do prazo de pagamento com grandes fornecedores. 

Outras ações foram a realização de um plano de ação emergencial com foco em ergonomia (envio de cadeiras e apoio para pés para a casa dos colaboradores), recursos tecnológicos (fornecimento de celular corporativo, monitor extra, headset), peças de comunicação com boas práticas no home office e ações como ioga on-line, palestras sobre ansiedade e cuidados com o Covid-19 e envio de máscaras e álcool gel para as casas dos colaboradores. 

A empresa ainda realizou pesquisas recorrentes para avaliar o bem-estar dos colaboradores e, a partir dos resultados, foram feitas trocas de melhores práticas para as lideranças, novos eventos e reuniões internas e a decisão de postergar o trabalho remoto até dezembro de 2020. No âmbito da gestão de pessoas, a Zenvia ainda manteve todas as vagas que estavam em aberto antes de pandemia e, desde então, já contratou mais de 80 pessoas, com processos de recrutamento e seleção on-line.

Na área social, a empresa doou 24 mil SMS para a ONG Prematuridade, projeto de notificação de pais de bebês prematuros de baixa renda sobre datas de vacinação, criou bot de triagem Covid-19, com adesão de 77 prefeituras, seis instituições parceiras e três governos estaduais, disponibilizou produtos gratuitos por 90 dias com vistas ao apoio à transformação digital de pequenas e médias empresas (com adesão de mais de 110 empresas) e doação de computadores para instituições sem fins lucrativos.

“Temos percebido um aumento exponencial dos nossos colaboradores atuando como promotores reais da nossa marca”, explicou Katiuscia. “O nível de posts das pessoas nas redes sociais aumentou muito e de forma espontânea. Com frequência, as pessoas nos dão feedback de como estão percebendo a empresa mais humana, próxima e acessível, mesmo com os desafios de crescimento imensos que temos pela frente”. 

 

Sobre o Grupo RHTI

Criado há quatro anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

Fonte: Vicente Medeiros

22 de julho de 2020

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