Zenvia adquire TotalVoice e passa a integrar soluções de voz

Acelerada pelo Darwin Startups, considerada a melhor aceleradora do Brasil em 2018 pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a empresa desenvolvedora de API para telefonia TotalVoice foi vendida para a plataforma conversacional Zenvia, no fim do primeiro trimestre de 2019.

Segundo João Selarim, sócio da TotalVoice, a aquisição representa uma união de pontos fortes das duas empresas em prol de um mesmo objetivo: tornar-se a maior plataforma de comunicação da América Latina. “Nosso objetivo se mantém, porém agora estamos percorrendo este caminho ao lado de uma empresa grande, com experiência de mercado e que tem muito para agregar. Estamos muito felizes com essa união”, celebra Selarim.

Fundada em 2016, a TotalVoice criou uma API de telefonia. A plataforma permite que os clientes possam criar melhores experiências de comunicação, automatizando processos e trazendo maior eficiência. Mas Selarim conta que nem sempre foi assim. “A TotalVoice foi criada em 2015 como uma empresa de telefonia VoIP tradicional, cujo foco era reduzir as despesas telefônicas das empresas com ligações pela internet”, explica.

Após conversa com uma empresa que tinha um software pare vendas complexas, a TotalVoice percebeu a oportunidade de modificar seu modelo de negócio e produto. “Nós identificamos em conjunto que a criação de uma API de telefonia, que permite que empresas integrem ligações, mensagens de voz, e SMS dentro de seus softwares, seria uma ótima solução para resolver os problemas deles. Além disso, percebemos que essa não era uma necessidade exclusiva de uma empresa e que o mercado tinha grande potencial”, completa Selarim.

A aceleração no Darwin Startups
A partir da definição da pivotagem, a TotalVoice desenvolveu, em 15 dias e contando com cinco colaboradores, uma primeira versão da API que vende hoje. Em 2017, após operarem durante algum tempo com os dois modelos de negócio, receberam investimento da Bossa Nova e passaram a focar exclusivamente no formato de API. “Foi neste momento, quando já tínhamos o nosso modelo de negócio mais definido, que nos inscrevemos para participar do batch 3, terceira turma de aceleração do Darwin Startups.

Quando entramos, já éramos uma empresa um pouco maior em faturamento do que as demais empresas selecionadas, com modelo de negócio já validado. Por isso, buscávamos desenvolver uma rede de contatos e de relacionamento, especialmente com as grandes investidoras do Darwin”, relata Selarim. Ele afirma que o programa contribuiu de forma muito positiva nestes pontos e que, além de todo o apoio oferecido pela aceleradora, a participação da TotalVoice foi muito importante para o crescimento e consolidação da empresa. Para Cassio Bobsin, CEO da compradora Zenvia, “ver o Darwin como investidor da TotalVoice deu grande certeza da competência, potencial e capacidade de desenvolvimento da empresa, tanto em termo de negócios quanto de equipe”.

Para Marcos Buson, diretor de Novos Negócios do Darwin, “o crescimento da TotalVoice durante o processo de aceleração mostrou o seu potencial de penetração no mercado. Foi uma das startups do batch que mais usufruiu da rede de relacionamento dos mentores, gestores e investidores da Darwin. O fechamento desse ciclo nos deixa muito orgulhosos, pois comprova a eficácia da nossa abordagem e metodologia”.

A venda

Segundo Cassio, desde 2016, a Zenvia e a TotalVoice mantinham relação próxima e, quando a TotalVoice procurou por novos investidores, a Zenvia não hesitou em se candidatar. “A TotalVoice se posicionou de uma maneira única no mercado de tecnologia da América Latina, com um produto testado e aprovado nos altos padrões de qualidade da Zenvia. As soluções das duas empresas são complementares e têm muito potencial de crescimento”, destaca Cassio. Após alguns meses de negociação, foi no primeiro trimestre de 2019 que a Zenvia anunciou a compra da TotalVoice. “No início, não tínhamos como objetivo vender a empresa mas, durante as conversas de negociação, percebemos que havia grande sinergia entre nós e a Zenvia, e que tínhamos muitas coisas em comum, incluindo a cultura e os objetivos das duas empresas, como simplificar o mundo por meio de conversas inteligentes. Por isso, entendemos que o melhor para a TotalVoice seria não apenas receber investimentos da Zenvia, mas integrar sua operação por meio de uma venda”, explica João Selarim sobre o processo de compra da empresa.

Para a Zenvia, a aquisição também é de grande importância, principalmente no quesito da comunicação por voz. “Com a TotalVoice, passamos a oferecer soluções mais completas aos nossos clientes, somando mais um canal de comunicação para empresas e consumidores se comunicarem facilmente. A partir de agora, os clientes da Zenvia poderão fazer chamadas de voz por meio de API, enviar mensagens de voz automatizadas via TTS (text to speech), em que mensagens de textos são transformadas em voz, além da possibilidade de realizar conferências e configurar uma central telefônica”, celebra Cassio, reforçando a importância da voz em uma Plataforma de Comunicação (CPaaS).

Desde 2018, a Zenvia atua com serviços como WhatsApp, SMS e Chatbots em uma plataforma unificada de comunicação, uma nuvem para comunicações das empresas, que se complementa com o acréscimo dos serviços de voz. “Estamos muito otimistas com o potencial de crescimento e escala, tanto da TotalVoice, quanto da combinação dos produtos das duas empresas”, completa o CEO da empresa.

Fonte: InforChannel

03 de junho de 2019