3 grandes mudanças no local de trabalho esperadas em 2022

O local de trabalho mudou significativamente nos últimos dois anos, e é improvável que isso seja diferente neste ano. Mas em meio ao barulho recente da indústria sobre um futuro “metaverso”, existem muitas prioridades mais imediatas para as empresas.

A pandemia de Covid-19 já transformou percepções e expectativas sobre o que o trabalho deveria ser, e a maioria dos funcionários agora espera maior flexibilidade em relação a onde e quando trabalham. A adaptação a uma estratégia híbrida de trabalho remoto continuará a ser o foco de muitas empresas em 2022 – e criará dores de cabeça para líderes seniores e equipes de TI à medida que mais escritórios reabrem e modos de trabalho são combinados.

E o suporte para trabalho flexível é apenas uma das maneiras pelas quais as empresas podem procurar reter funcionários em meio a uma onda de demissões em uma variedade de setores – outra tendência que provavelmente impactará os negócios e influenciará as estratégias em torno dos investimentos em tecnologia.

Aqui estão alguns dos altos e baixos que os analistas da indústria de tecnologia prevêem para o ano que está começando.

Trabalho híbrido dominará conforme escritórios reabrem, mas muitos esforços “falharão” no início

Para muitas organizações, qualquer estratégia de longo prazo em torno do trabalho remoto continua em desenvolvimento, mas as pesquisas indicam que algum nível de trabalho remoto continuará após a pandemia. Esta é uma boa notícia para os trabalhadores, que colhem os benefícios de um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e para os empregadores, com pesquisas indicando um aumento na produtividade com trabalhadores remotos.

Uma estratégia de trabalho híbrida de sucesso combina a comunicação física e virtual para conectar funcionários, independentemente de onde eles estejam. Esse é o objetivo geral, pelo menos; realmente conseguir isso será um desafio, de acordo com a Forrester.

A empresa de análise prevê que cerca de 10% das empresas ficarão totalmente remotas após a pandemia, enquanto 30% deverão optar por ficar totalmente no escritório. Os 60% restantes farão uma abordagem híbrida. E daquelas que adotam o trabalho híbrido, um terceiro falhará – pelo menos na primeira tentativa, disse a Forrester no relatório ‘Predictions 2022: The Future Of Work’.

“Dos três caminhos possíveis – de volta ao escritório, híbrido e totalmente remoto – o híbrido é o mais desafiador”, disse James McQuivey, vice-presidente de Pesquisa da Forrester, em entrevista.

Por que o trabalho híbrido é tão problemático?

Embora a maioria das empresas agora tenha quase dois anos de experiência em lidar com uma força de trabalho totalmente remota – além de muitos anos de experiência de trabalho no escritório – o trabalho híbrido é mais desconhecido. Combinar os dois modos conflitantes de trabalho cria seus próprios desafios.

“[É] uma coisa nova para quase todos”, disse McQuivey. “Claro, muitas organizações apoiaram equipes distribuídas ou tiveram um punhado de funcionários totalmente remotos no passado. Mas nada preparou toda a organização para aprender como estar no escritório dois a três dias por semana”.

A estratégia levanta novas questões, como quem deve estar no escritório em que dias e com que propósito. “Essas são coisas que as empresas estão mal preparadas para responder”, disse ele. “As experiências que as empresas terão de passar para descobrir isso levarão um ano inteiro para serem classificadas”.

E isso, disse McQuivey, pressupõe que as empresas e líderes corporativos tenham paciência e flexibilidade cultural para fazer isso. “Para as organizações que não o fizerem, espere que voltem para as políticas de todos-no-escritórios ou todos-remotos no meio do ano”, disse ele.

Ferramentas invasivas de monitoramento estimulam reações adversas dos funcionários e ações judiciais

Como o trabalho remoto provavelmente permanecerá de alguma forma, as empresas precisarão considerar como rastrear a produtividade e o bem-estar do trabalhador quando fisicamente removido da equipe.

O relatório de previsão de 2022 da CCS Insight, empresa de análise, prevê que algumas organizações irão longe demais em suas tentativas de manter o controle sobre os funcionários, resultando em uma reação negativa do trabalhador em 2022. Especificamente, a CCS Insight prevê ações legais bem-sucedidas contra empregadores, como por meio de um caso de demissão construtiva.

O interesse das empresas em softwares “bossware”, que fornecem análises detalhadas sobre as ações dos funcionários, cresceu durante a pandemia de Covid-19, atraindo críticas de grupos de direitos dos trabalhadores por serem excessivamente intrusivos. Essas ferramentas podem incluir capturas de tela regulares do laptop de um funcionário ou registro de pressionamento de tecla para rastrear os níveis de produtividade. Dependendo de como são implementadas, essas ferramentas podem minar seriamente a confiança, especialmente quando usadas sem a consulta do funcionário.

Não são apenas as ferramentas de bossware que levantam preocupações. A indústria de tecnologia em geral ainda está descobrindo como equilibrar os benefícios da análise de dados do local de trabalho com a necessidade de manter a privacidade do trabalhador. Por exemplo, a introdução do Índice de Produtividade da Microsoft no ano passado gerou polêmica sobre a inclusão de dados de funcionários individuais; Posteriormente, a Microsoft tomou medidas para garantir que os dados fossem tornados anônimos de maneira mais eficaz.

Angela Ashenden, analista principal da CCS Insight, disse que os principais fornecedores de colaboração e produtividade estão agindo com cuidado em torno das preocupações com a privacidade dos funcionários. Mas as organizações individuais terão que garantir que não ultrapassarão as leis de privacidade dos funcionários – e as percepções dos funcionários – de quanto o monitoramento é aceitável.

“Se os empregadores errarem, na melhor das hipóteses, isso pode prejudicar a confiança dos funcionários e, na pior das hipóteses, pode-se ver – por exemplo – funcionários processando por demissão injusta como resultado da forma como essas ferramentas de rastreamento são usadas”, disse Ashenden.

As empresas podem tomar medidas para evitar esse cenário, disse Ashenden. Uma é tornar anônimos os dados dos funcionários para que não possam ser usados indevidamente. Mais importante, disse ela, as empresas devem considerar cuidadosamente o que estão monitorando e por que, e se o monitoramento direto é mesmo necessário ou o desempenho pode ser monitorado de uma forma menos invasiva.

No mínimo, os empregadores devem discutir por que o monitoramento é necessário – se for considerado assim – e reassegurar aos funcionários que sua privacidade está protegida e eles não serão maltratados como resultado do monitoramento, disse Ashenden.

A falta de pessoal promovendo uma melhor experiência do funcionário

Uma das principais tendências do local de trabalho no ano passado foi o aumento da escassez de pessoal em vários setores, parte da chamada “Grande Renúncia”. É provável que a situação continue em 2022, com os empregadores lutando para contratar o pessoal certo – e investindo para manter o pessoal já empregado.

“A constatação de que tantos funcionários estão pensando em uma mudança de caminho está provocando um foco renovado dos líderes de negócios na experiência dos funcionários e no que faz as pessoas quererem trabalhar – e continuar trabalhando – na empresa”, disse Ashenden.

Espera-se que isso leve as empresas a se concentrarem em três áreas:

Análise de sentimento do funcionário para “garantir que não haja êxodo iminente de funcionários e para resolver os problemas à medida que surgem”; Melhor comunicação interna e envolvimento dos funcionários;
Investimento em programas de aprendizagem e desenvolvimento “para dar às pessoas a oportunidade de desenvolver sua carreira – seja na mesma carreira ou em uma direção completamente nova – sem deixar a organização”.

Uma forma de reter a equipe será permitir flexibilidade no trabalho: as organizações que decidirem voltar a um acordo totalmente no local podem perder até 39% de sua força de trabalho, de acordo com a pesquisa Hybrid Work Employee, do Gartner, com 2.400 trabalhadores do conhecimento.

A Forrester também prevê que as preocupações com a retenção de funcionários levarão a um “surto de gastos” em “iniciativas e tecnologias centradas no funcionário” durante 2022. Isso fará com que 20% dos orçamentos de RH sejam alocados para iniciativas de experiência do funcionário, enquanto o número de organizações com um programa formal de experiência de funcionários em vigor aumentará de 48% para 65% em 2022. Os orçamentos de reconhecimento de funcionários também aumentarão, de 1% da remuneração total para até 2%, prevê a Forrester.

Haverá também um esforço para extrair mais valor das tecnologias que foram implantadas para facilitar o trabalho remoto nos últimos 18 meses, disse McQuivey. Isso incluirá gastos com “desenvolvimento de liderança, monitoramento do envolvimento dos funcionários e calibração cuidadosa da cultura para atender às novas exigências do negócio”, disse ele.

Em última caso, trata-se de criar uma cultura onde os trabalhadores se sintam valorizados e conectados ao resto da organização. “Empregados que acham que são eficazes em como usam suas habilidades para fazer a diferença são mais engajados e mais propensos a permanecer com seu empregador”, disse McQuivey.

 

  • Fonte: Computerworld 
  • Imagem: Freepik
  • 11 de janeiro de 2022