6 fatos surpreendentes sobre o ChatGPT que ninguém te contou

Todo mundo está falando sobre essa inteligência artificial tagarela. É hora de realmente entender o que está acontecendo por trás do ChatGPT

Todo mundo está falando sobre o ChatGPT, a ferramenta OpenAI que escreve poesia, prosa e até código de software como um ser humano.

A conversa gira principalmente em torno de espanto, medo e advertência – espanto com o que pode fazer, medo de ser trapaceado e substituído por “robôs” e advertências sobre os perigos para a humanidade de terceirizar a criatividade para as máquinas.

Toda essa conversa está se perdendo. Na verdade, o ChatGPT (GPT significa Generative Pre-trained Transformer ou transformador generativo pré-treinado) é menos surpreendente, menos assustador e precisa de menos alertas do que o alegado pela maior parte da cobertura da mídia. O ChatGPT é um modelo de linguagem IA da OpenAI, com sede em São Francisco. Ele pode conversar com uma pessoa via texto e gerar uma ampla gama de conteúdo mediante solicitação.

A IA generativa é de longe a maior tendência em tecnologia desta década até agora. Então, vamos entender melhor dando uma olhada em seis fatos do ChatGPT que você provavelmente não ouviu.

1. O ChatGPT não é o único com essas capacidades

O ChatGPT é especial apenas porque é público. Existem outros projetos de IA tão capazes, ou ainda mais capazes, que você nunca experimentou.

Grandes empresas de tecnologia, especialmente Google, Meta e outras – além de uma miríade de startups e departamentos universitários – desenvolveram ferramentas generativas de IA pelo menos tão capazes quanto o ChatGPT. Em alguns casos, os concorrentes lançaram versões limitadas de sua IA; em outros, eles não liberaram sua tecnologia para uso público.

A Meta lançou um chatbot chamado Blenderbot antes mesmo do ChatGPT. Mas o bot foi tão cauteloso em como foi moderado que os usuários acharam chato de usar.

Todo esse cuidado decorre de desventuras do mundo real. A Microsoft lançou um chatbot chamado “Tay” anos atrás. Ele foi treinado em postagens de mídia social. A IA aspirava conteúdo de haters e trolls on-line e espalhava racismo e discurso de ódio para constrangimento da Microsoft.

O Google demitiu um engenheiro no ano passado por proclamar publicamente (e falsamente) que o LaMDA (Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo) do Google era senciente.

O ChatGPT é a tendência tecnológica do mês devido à ousadia da OpenAI em liberar a ferramenta para o público e alguma ousadia em permitir que o bot aborde alguns, mas não todos, assuntos controversos. Outras empresas são muito cautelosas. Mas agora que o ChatGPT está recebendo tanta atenção, eles estão se esforçando para preparar seus produtos para todos usarem.

O Google supostamente emitiu um “código vermelho” interno para apressar suas ofertas de IA para disponibilidade pública. A empresa planeja lançar cerca de 20 novas ferramentas de IA este ano. Até o Baidu da China deve lançar um concorrente do ChatGPT em março.

Enquanto isso, um site chamado Futurepedia lista centenas de ferramentas de IA que você pode experimentar; muitos são baseados no ChatGPT, mas outros são concorrentes poderosos.

O ChatGPT não é excepcionalmente poderoso. É único entre os poderosos sistemas de IA por sua ousadia e disponibilidade.

2. A Microsoft controla a OpenAI

A empresa OpenAI LP com fins lucrativos que fabrica o ChatGPT é uma subsidiária da empresa sem fins lucrativos OpenAI Incorporated. Mas a OpenAI Incorporated não é “dona” da OpenAI LP.

A Microsoft é a maior investidora, e a empresa está trabalhando para lançar outros US$ 10 bilhões na OpenAI LP, dando à Microsoft uma participação de 49%. Apenas 2% da empresa será de propriedade de sua controladora sem fins lucrativos; todos os outros investidores compartilharão os 49% restantes.

A Microsoft também está trabalhando ativamente na construção do recurso ChatGPT no Bing, Azure, PowerPoint, Outlook e outros produtos.

O resultado final é que a Microsoft controla o OpenAI.

3. A maioria das críticas ao ChatGPT não é realmente sobre o ChatGPT

As três maiores preocupações sobre o ChatGPT são que ele 1) permite que os alunos trapaceiem; 2) que serão usados para fins antiéticos, como plágio e engenharia social; e 3) às vezes fornece informações falsas.

Podemos descartar os dois primeiros. Cada nova geração de IA generativa que funciona como o ChatGPT será atendida por ferramentas que podem detectar conteúdo gerado por IA. Chatbots de IA como o ChatGPT são perfeitamente inevitáveis e só vão melhorar. Sempre teríamos que lidar com seu uso antiético.

De qualquer forma, as falhas morais dos humanos não são culpa das ferramentas de IA.

A terceira crítica é equivocada. Quando o ChatGPT ou outros chatbots dizem coisas falsas, é apenas porque os conjuntos de dados de treinamento continham informações falsas que ainda não foram detectadas por um extenso processo de verificação, que inclui o atual “beta” público. Bater no ChatGPT por causa de dados ruins é como taxar o cinema como mediano porque você viu um filme ruim. Acaba perdendo alguns pontos.

No futuro, as empresas usarão IA generativa com seus próprios dados ou com dados cuidadosamente examinados. Em outras palavras, a tecnologia é uma peça e os dados outra.

Imagine uma organização como a CIA despejando todos os seus relatórios de inteligência, análises políticas e a transcrição de milhões de telefonemas em algo como o ChatGPT. O poder de obter insights rapidamente será inimaginavelmente alto. A tecnologia tem um potencial de tirar o fôlego. Mas os dados de treinamento do ChatGPT de hoje são irrelevantes.

4. O ChatGPT é feito de pessoas

É tentador perceber o uso de IA baseada em texto como uma interação com os pensamentos de um computador em vez dos humanos. Na verdade, projetos como o ChatGPT usam programação humana para colher conteúdo feito por humanos, que é então examinado e priorizado por humanos. Portanto, contém erros humanos, preconceitos humanos e conclusões humanas.

5. O ChatGPT exige habilidades do usuário para realizar todo o seu potencial

Na verdade, todas as ferramentas de IA generativas de entrada de texto precisam de entradas hábeis para efeito máximo. A nova habilidade de “engenharia imediata” – a arte e a ciência de saber como falar com cada ferramenta de IA, será semelhante ao SEO – uma indústria artesanal de ferramentas e consultores surgirá para desenvolver e usar o conhecimento sobre quais palavras, produtos e resultados.

“Prompt engineering” é uma nova especialidade. Mas também é algo que a maioria de nós vai se interessar. Você pode começar verificando esta lista de dicas.

6. Algumas indústrias já dependem do ChatGPT

Alguns tipos de escrita profissional são “robóticos”, automáticos e estereotipados – quer a IA o faça ou não. Alguns profissionais já descobriram que a IA faz essa tarefa chata de forma mais rápida e barata.

Uma profissão já viciada no ChatGPT é o setor imobiliário. Ao listar uma propriedade, existem apenas alguns parâmetros que podem ser usados para descrever uma casa à venda. Os fundamentos incluem dados numéricos (metragem quadrada, área total, número de quartos e banheiros, preço etc.) e termos descritivos e factuais, como “reformado”, “conceito aberto”, “sala de jantar formal” etc.

Os agentes imobiliários agora apenas conectam todos esses dados ao ChatGPT e permitem que a IA escreva a visão geral dos sites de listagem.

Os profissionais do setor imobiliário não são únicos, eles estão apenas à frente da curva. Muitos profissionais se tornarão totalmente dependentes de ferramentas de IA.

O ChatGPT está chamando a atenção de todos. Mas a realidade é que estamos nos primeiros dias da IA generativa. E entender a realidade do que está acontecendo com essa tecnologia é assunto de todos.