Advogada aprofunda a LGPD nas relações trabalhistas e orienta empresas a fazer a adequação

A advogada na área de Direito Digital e Proteção de Dados do escritório SCA Scalzilli Althaus, Vanessa Nascimento Cardoso, foi a convidada do encontro de setembro do Grupo de Relações Trabalhistas da Assespro-RS realizado nesta sexta-feira (24).

Vanessa falou sobre LGPD nas relações trabalhistas e apresentou orientações para as empresas se adequarem à nova legislação. Segundo a advogada, a LGPD já aparece em mais de 139 ações judiciais movidas na Justiça do Trabalho e destacou dois casos: Sindicato x Cooperativa do Vale do Caí e Sindicato x JBS. “No primeiro, já observamos sentenças pesadas e prazo curto para a empresa correr atrás do prejuízo. No segundo, não houve condenação”, afirmou.

A advogada alertou também sobre os cuidados que deverão ser adotados pelas empresas no tratamento de dados. “São cuidados antes e depois da contratação, no recrutamento e seleção, na admissão, durante o contrato, na rescisão e após a rescisão”, apontou.

Entre os exemplos, destacou o armazenamento de currículos que não são necessários, cuidar ao compartilhar o currículo com outras empresas, pedir apenas os dados necessários do profissional ao ser contratado e fazer treinamento com os profissionais para a cultura da privacidade de dados.

Vanessa orientou ainda sobre como iniciar o processo de adequação. Entre as medidas, estão escolher o encarregado de dados, conhecer os dados que trata atualmente, avaliar se os dados são compartilhados, observar se fornecedores e prestadores de serviço estão se adequando, conhecer as medidas de segurança da informação que o negócio precisa seguir, revisar os contratos de trabalho, criar ferramentas que identifiquem falhas de segurança, realizar treinamentos internos e criar um plano de respostas a incidentes. 

Sobre o Grupo Assespro-RS – Relações Trabalhistas

Coordenado pela advogada Rosana Takeda, sócia do escritório Gomes & Takeda e VP de finanças e sustentabilidade da Assespro-RS, o Grupo tem o propósito de apontar e debater temas que envolvem as relações trabalhistas das empresas para que se minimizem eventuais discussões judiciais futuras e se criem ambientes colaborativos, seguros e com risco trabalhista calculado. 

O Grupo é aberto para empresas associadas da Assespro-RS e também para profissionais de mercado. Para participar, é necessário preencher a ficha de adesão disponível no link: http://www.assespro-rs.org.br/relacoes-trabalhistas.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • 28 de setembro de 2021