Alfabetização em dados: chave para atrair e reter talentos

Aprimorar habilidades em dados e acompanhar avanços da tecnologia no trabalho pode alavancar carreiras

A maioria dos funcionários de organizações de grande porte (80%) diz estar mais propensa a permanecer em uma empresa que os treina suficientemente em habilidades de dados. No entanto, apenas 40% deles disseram ter recebido em seus locais de trabalho a capacitação em dados necessária para o melhor desempenho da sua função. Esse é um dos desafios identificados pela recém-divulgada pesquisa Construindo a Alfabetização em Dados, encomendada pela Tableau e realizada pela Forrester Consulting, que entrevistou mais de 2 mil líderes e colaboradores em dez países, incluindo Brasil.

A boa notícia é que o relatório reafirma o interesse dos profissionais em aprimorar habilidades em dados e acompanhar os avanços da tecnologia no trabalho para alavancar suas carreiras. Ele demonstra também que a alfabetização em dados já se tornou um elemento relevante para a atração e retenção de talentos. Ao mesmo tempo, há uma clara lacuna entre a demanda e o desejo por capacitação nesta área e sua implementação pelas organizações, um problema que precisa ser encarado de frente.

Mas o que significa a “alfabetização em dados”? O termo se refere às habilidades que podem ser usadas para extrair conhecimento e sentido dos dados. As habilidades básicas com dados incluem a capacidade analítica de ler dashboards, analisar gráficos e tabelas, conversar sobre resultados, estatísticas e montar análises visuais simples. As habilidades avançadas, por sua vez, incluem a compreensão sobre ciência de dados, uso de Inteligência Artificial, aprendizado de máquina (machine learning) e técnicas avançadas de análise.

Em tempos de transição digital e avanços tecnológicos, a alfabetização em dados tem ganhado cada vez mais importância. Estas habilidades analíticas, anteriormente exigidas apenas dos especialistas, agora são uma necessidade para os profissionais de qualquer setor. No estudo da Forrester, 82% dos líderes afirmaram que esperam que todos os funcionários tenham noções básicas de dados.

Ter profissionais capacitados, com conhecimentos e habilidades atualizadas, é hoje um imperativo para o sucesso sustentável das organizações em todas as esferas, sejam elas públicas, privadas ou de caráter social e ambiental. Naturalmente, a disputa no mercado por esses talentos só tende a crescer. Até 2025, segundo a pesquisa, espera-se que cerca de 70% dos funcionários usem fortemente os dados, acima dos 40% em 2018.

Neste cenário, é importante tornar aquilo que se apresenta como obstáculo – o déficit de colaboradores com habilidades em dados – em uma nova oportunidade. Promover treinamento e capacitação para alfabetização em dados e outras habilidades analíticas é essencial para abrir caminho para a transição digital e uma jornada data-driven.

Ainda é comum que tomadores de decisão pensem que os funcionários devem melhorar suas habilidades de dados por meio de conhecimento “ad hoc” (adquirido no dia a dia do trabalho), geralmente com a ajuda de colegas ou por tentativa e erro. Mas como é possível esperar que a empresa tenha seus processos otimizados e seus dados unificados e explorados de maneira estratégica, se assumir o conhecimento sobre eles é delegado apenas aos colaboradores?

São as pessoas – e não apenas as ferramentas tecnológicas – que tornam uma empresa data-driven, daí a importância estratégica de se promover a alfabetização e a cultura de dados para todos. Está na hora de investir amplamente em qualificação e treinamento de colaboradores para que eles possam desbloquear o poder dos dados, aumentando a competitividade das organizações e sua capacidade de atrair e reter talentos na era da informação.

 

  • Fonte: ITForum.com.br – Jaime Müller, country manager da Tableau no Brasil
  • Imagem: Freepik
  • 28 de junho de 2022