As empresas de tecnologia estão realmente demitindo seus funcionários de TI? Não.

Manchetes sobre demissões em ‘tecnologia’ são abundantes, mas os relatórios podem ser enganosos. Embora as grandes empresas de tecnologia possam estar demitindo trabalhadores, as demissões não são dominadas por demissões de talentos de TI. Na verdade, há menos profissionais de TI do que vagas de emprego — muito menos.

A taxa de desemprego no mercado de trabalho de tecnologia nos EUA é cerca de metade da de outros campos – apenas 1,5% – então o ataque de relatórios recentes sobre grandes demissões de “trabalhadores de tecnologia” pode ser confuso.

Por exemplo, dados atuais da empresa de rastreamento online Layoff.fyi mostram que 465 empresas de tecnologia demitiram um total de 126.057 funcionários apenas em 2023. E, de acordo com o rastreador de demissões TrueUp , até agora este ano, 608 empresas de tecnologia anunciaram demissões, afetando 162.541 pessoas (ou 2.426 pessoas por dia). Em 2022, houve 1.535 demissões em empresas de tecnologia, com 241.176 demissões.

Embora as empresas de tecnologia tenham demitido centenas de milhares de trabalhadores nos últimos seis meses, a maioria desses funcionários não ocupou cargos de TI. E mesmo quando as empresas reduziram seu número de funcionários por meio de demissões, o número de demissões normalmente não passava de 5% a 6% da força de trabalho total, de acordo com a Gartner Research.

“Ao contrário do que estamos vendo nas manchetes, muitos dos afetados pelas demissões estão em funções de negócios, e não em cargos técnicos”, escreveu Mbula Schoen, analista do Gartner, em um post de perguntas e respostas esta semana . “Além disso, há cada vez mais oportunidades para empregos de TI fora das empresas de tecnologia tradicionais, por isso é importante olhar além da comunidade de provedores de tecnologia para realmente entender o estado da crise de talentos em tecnologia.”

Na verdade, o Gartner descobriu que as empresas por trás das 10 maiores demissões em talentos de tecnologia agora empregam mais de 150.000 pessoas a mais do que no início de 2020. Quando se trata de empregos em tecnologia, as contratações continuam superando de longe as demissões.

No geral, 2022 viu um aumento de cerca de 264.500 novos empregos no mercado de trabalho de TI, de acordo com a consultoria do setor Janco Associates. Esses novos empregos vieram no topo dos 213.000 empregos de TI criados em 2021.

A ComTIA, uma associação sem fins lucrativos para a indústria e a força de trabalho de TI, usa os dados de postagem de empregos on-line do empregador para prever futuras contratações de tecnologia. Em 2023, as empresas americanas contratarão 268.898 trabalhadores de tecnologia, prevê o grupo.

Lisa Rowan, vice-presidente de pesquisa do Grupo de Estratégias de RH, Talento e Aprendizagem da IDC, disse que, embora alguns empregos de tecnologia sejam eliminados entre as demissões, qualquer pessoa dispensada com perspicácia em TI está sendo abocanhada “rapidamente”.

O Gartner espera que a demanda atual por talentos tecnológicos supere em muito a oferta até pelo menos 2026, com base na última previsão da empresa de pesquisa sobre gastos com TI .

 

  • Fonte: Computerworld.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 09 de março de 2023