Assespro-RS presente na primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Econômico do Município de Porto Alegre

Nesta segunda-feira (25), ocorreu a primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Econômico do Município de Porto Alegre, do qual a Assespro-RS é membro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a participação do VP de marketing, Alexandre Mota (representante titular), e o VP de relações internacionais, André Mazeron (suplente). 

No encontro, o vice-prefeito Ricardo Gomes destacou o diálogo e a aproximação entre os atores sociais. “Tenho certeza que grandes ideias surgirão desses encontros, porque é o poder público dialogando com o privado”, observou. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, que também é presidente do Comitê, reforçou essa abertura. “Queremos construir um melhor ambiente de negócios e mais atrativo para as empresas”, apontou. “Neste encontro queremos ouvir todos os empresários e colocarmos no papel os problemas e definirmos algumas estratégias”, disse.

Segundo a prefeitura, Porto Alegre possui atualmente mais de 109 mil empresários utilizando MEI e cerca de 129 mil empresas ativas. No Índice das Cidades Empreendedoras, Porto Alegre ocupa a 9ª posição entre os 100 municípios mais populosos do país.

“Achei o posicionamento da prefeitura de uma sensibilidade e uma visão incríveis porque pela primeira vez, em muitos anos, o poder público enxerga as empresas como parceiras”, destacou Mota. “De fato, o que move a cidade são as empresas. Sem elas, não há arrecadação e consequentes investimentos em saúde, educação etc.”.

A partir de agora, o comitê  será dividido em áreas temáticas para criar políticas de fomento à economia. “Para nós é uma honra fazer parte desse grupo e nos colocamos à disposição para nos tornarmos um braço forte para ajudar a prefeitura a desenvolver nossa querida Porto Alegre”, concluiu Mota. 

Formado pela parceria da gestão municipal com a sociedade, o Comitê de Desenvolvimento Econômico do Município de Porto Alegre  é responsável pelo assessoramento da prefeitura na formulação e execução de políticas públicas para o crescimento do empreendedorismo na Capital.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • Imagem: Assespro-RS – André Mazeron
  • 27 de outubro de 2021