Assespro-RS promove módulo aplicado de LGPD sobre segurança da informação

A Assespro-RS promoveu uma edição especial do curso dedicado à segurança da informação nesta terça-feira (18) como um dos requisitos básicos para conformidade das organizações às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O encontro foi ministrado on-line por André Mazeron, administrador com 10 anos de experiência em segurança, diretor da Leverage e especialista em segurança da informação, além de instrutor da Certificação Assespro-RS para DPO.

O curso serviu para aprofundar conhecimentos ligados aos requisitos gerais da LGPD, ameaças, controles, estrutura do programa de segurança, melhores práticas para a proteção de dados pessoais e ferramentas e documentos de apoio.

O gerenciamento de riscos foi um dos temas discutidos. A esse respeito, o instrutor apresentou diferentes frameworks, como ISO 27005 e NIST 800-30, além de diferentes abordagens para o ponto de partida da avaliação de riscos, como orientada a ameaças, orientada a vulnerabilidades e orientada a impactos. Falou também sobre seguro de riscos cibernéticos e os riscos no contexto da LGPD.