BVSP reduz em até 60% o tempo de usinagem e melhora o rendimento com uso do EDGECAM

A BVSP é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de peças de alta complexidade para a indústria. O portfólio de máquinas da empresa é constituído por centros de usinagem 3 e 4 eixos, além de tornos CNC com ferramenta acionada. 

Com a implantação do software EDGECAM em 2020 pela SKA, a empresa conseguiu, além de melhorar seus processos de produção, atingir a autonomia no desenvolvimento de peças mais complexas. Confira abaixo o videocase que preparamos com a BVSP:

Programação CNC 

Algumas das dificuldades encontradas pela BVSP estavam relacionadas à programação de geometrias complexas no ambiente de torneamento. Com a necessidade de criação de perfis complexos, a programação manual se tornava muito difícil e demorada tendo em vista a necessidade de curvas perfeitas. Este processo foi atingido de forma simples com a implantação e a leitura da geometria pelo software. 

A integração com o sistema CAD também reduz a incidência de utilização de modelos fora de revisão e simplifica a atualização destes, reaproveitando as estratégias já criadas. Além disto, o risco de colisões é reduzido, já que o processo de simulação é virtualizado, apresentando como a programação irá se comportar em máquina.

Padrões de usinagem 

Paralelo à implantação do EDGECAM, também foram criados padrões de usinagem para ambos os ambientes de trabalho. Nos processos de buchas, estes padrões são aplicados a novas peças, diminuindo o tempo de concepção do produto. Isso significa disponibilizar estes materiais de forma prática ao cliente, além de eliminar processos de programação repetitivos: redução no tempo de concepção e de programação, deixando toda a programação mais ágil.  

Com isto, o tempo de máquina parada por ajustes também diminuiu. Foi desta forma que a BVSP conseguiu investir no desenvolvimento de peças que ultrapassassem o curso da máquina. Assim, o trabalho que, no passado, era terceirizado, passou a ser feito internamente

Tecnologia Waveform 

Com a implantação de novas tecnologias de cortes como o Waveform, a BVSP conseguiu reduções significativas na usinagem de alguns itens. Em um exemplo, o tempo de usinagem reduziu de 1 hora para 25 minutos, uma redução de quase 60%.

Com a agilidade na programação, maior produtividade em máquina com as reduções de tempo de processo, o período de máquina parada para correções de programas e melhorias de processos também foi afetado de forma positiva. O resultado desta maior eficiência foi a possibilidade de investir tempo no desenvolvimento de dispositivos e peças para atender demandas internas que antes eram terceirizados.   

Passos para o futuro da automação da BVSP 

Dentro de uma indústria, a demanda de trabalho depende de uma ordem de serviço, em que o planejamento determina a sequência de atividades que deverão ser realizadas ao longo do dia. Isto demanda tempo e atualização constante, para que não aconteçam erros na linha de produção que possam impactar outras demandas. 

A BVSP está em fase de implantação do sistema de gestão MES da SKA, o SYNECO. Atualmente, as fichas de processo e os apontamentos são realizados de forma manual com material impresso. A aplicação do SYNECO vai ajudar a empresa a ter mais controle sobre aquilo que é produzido e quaisquer problemas que possam ocorrer. 

A implantação irá ajudar a melhorar a comunicação entre todos os setores envolvidos, sejam eles: engenharia, qualidade, planejamento, liderança de célula ou supervisão da produção. O processo também facilita a tomada de decisões a partir de informações colhidas em tempo real. Confira mais aqui

Como o CAM pode ajudar a sua empresa? 

EDGECAM é uma solução completa para processos de usinagens que envolvem os ambientes de fresamento, torneamento e eletroerosão a fio. Quer saber como um software CAM pode ajudar a sua empresa a estar sempre à frente? Entre em contato

 

  • Fonte: SKA.com.br
  • Imagem: SKA.com.br
  • 26 de outubro de 2021