Certificação da Assespro-RS chega na sua 20º edição depois de capacitar quase 1 mil profissionais de todo o país

Criada em 2018, a Certificação em Encarregado de Proteção de Dados da Assespro-RS chega na sua 20º edição em janeiro de 2022, tendo capacitado 910 profissionais de dez estados brasileiros sobre os principais temas ligados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os encontros ocorrerão entre os dias 24 e 28, das 8h às 12h, de forma on-line, e as inscrições já estão abertas pelo site certificacaodpo20.eventize.com.br

A certificação, que neste ano foi uma das escolhidas como requisito do edital 277/20 da CORSAN para contratação de empresa especializada em prestação de serviços de consultoria para adequação à LGPD, aprofunda temas como segurança em TI, legislação, criptografia, blockchain, bigdata, identidade digital, resposta a incidentes, infraestrutura e estudo de casos. Os participantes recebem material didático impresso e, ao final dos encontros, é realizada uma prova online para avaliar o conhecimento e possibilitar a validade da certificação.  

“Alcançar esse marco no número de edições e de profissionais capacitados reforça o quanto a Assespro-RS foi visionária e o quanto essa lei impacta e ainda vai impactar as organizações brasileiras”, observa Reges Bronzatti, coordenador da certificação. “A legislação ainda carece de regulação e nosso papel é apoiar os profissionais e as empresas nesse processo, sempre buscando ampliar seu nível de conhecimento sobre o tema e garantir competitividade das organizações”.  

Um dos participantes da certificação foi Luciano Yassuo Takeda, consultor em LGPD de Florianópolis (SC). Para ele, o encarregado de dados passa a ser uma figura cada vez mais requisitada no mercado. Em relação ao curso de modo geral, Takeda demonstra satisfação. 

“Gostei muito da distribuição dos conteúdos, da forma como o tema foi tratado, pois em todo o momento a amarração técnica foi feita com os artigos da lei. O conteúdo foi apresentado com uma linguagem técnica, porém de simples entendimento. Além dos conteúdos, os professores eram de alto gabarito e trouxeram uma visão bem clara das atribuições do encarregado e também do projeto de adequação a LGPD”, afirma.


 

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados é um desdobramento da certificação em Encarregado de Proteção de Dados e busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul.  Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%. A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • 09 de novembro de 2021