Compliance trabalhista pode minimizar sanções e problemas legais

O compliance trabalhista é um conjunto de ações que alinham as condutas e políticas das empresas à legislação trabalhista, de forma completa e ativa. Isso significa seguir a CLT, portarias, acordos e convenções de forma proativa, não apenas reativa, evitando processos e problemas trabalhistas, além de melhorar o dia a dia da empresa.

“Trata-se de um programa contínuo, que afeta contratos de trabalho, políticas, ações e todo o cotidiano. Além disso, não se limita apenas a empresa, mas a todo ecossistema de fornecedores. Isso porque esses programas verificam todos os processos da empresa e identificam quais os enquadramentos da legislação trabalhista que são aplicáveis”, destaca Leonardo José Stangherlin, CEO do Grupo Insoft4, especializada em soluções para controle de ponto, acesso, segurança e terceiros.

Implementar um programa de compliance trabalhista pode gerar diversos benefícios, como prevenção a riscos, melhoria na imagem da empresa, contratações mais adequadas de parceiros e integração dos colaboradores. Sua implementação envolve o mapeamento dos processos e fluxos de trabalho, identificação da legislação a que cada serviço está sujeito e a comunicação aos colaboradores, com treinamentos e materiais.

“Uma dica valiosa é a contratação de sistemas e automação de processos. Momentos críticos estão no controle de ponto, acesso aos espaços e contratação de terceiros, processos que demandam a possibilidade de auditorias, assertividade e integridade dos dados”, complementa Stangherlin.

Segundo o último levantamento da KPMG, realizado em 2020, mais de 60% das empresas no país afirmam possuir algum processo de avaliação de risco. Da parte dos empresários, 71% dos executivos reconhecem que há programas nesse sentido em suas empresas, mas que é possível avançar mais. Já de acordo com o levantamento do Anuário “Análise Executivos Jurídicos Financeiros 2021”, mais de 80% das maiores empresas do Brasil contam com uma área específica de compliance interno.

Mais informações podem ser acessadas neste link: www.insoft4.com.br.

 

  • Fonte: Grupo Insoft4 (Texto: Vicente Reis Medeiros – Imprensa & Conteúdo)
  • Imagem: Freepik
  • 29 de junho de 2022