Desafios e incertezas do retorno ao modelo de trabalho presencial

Nesta terça-feira (20), o Grupo RHTI da Assespro-RS conversou sobre os desafios e incertezas do retorno ao modelo de trabalho presencial com as convidadas Kelin de Gregori, analista de RH na Focco Soluções de Gestão, e Patricia Machado, head de gestão de pessoas na mesma empresa.

Elas destacaram as ações realizadas a partir da pandemia, como ampliação dos canais de comunicação, pesquisas visando o bem-estar dos colaboradores, adequação das estruturas físicas, criação de comitês e lives com profissionais da saúde. Depois, apontaram iniciativas para sustentar a proximidade com as pessoas, como ações de endomarketing adaptadas ao formato on-line, treinamento de clima, democracia nas escolhas, vídeos dos diretores, entre outras. 

“A pandemia trouxe aprendizados e para os quais as premissas ágeis oferecem sustentação importante”, destacou Patricia. 

Além dos desafios, as gestoras comentaram também as incertezas do presente, salientando que algumas questões já estão mais maduras na organização. Entre elas, o formato híbrido de trabalho, a migração para contratos de teletrabalho, as contratações em modalidade remota e o retorno gradual do trabalho presencial. 

“Acima de tudo, sabemos que é caminhando que fazemos o caminho, e temos que olhar nossa pequenez diante de tudo. Não se trata de certo ou errado, mas coisas que façam sentido em nossa organização”, concluiu Kelin.

 


Sobre o Grupo RHTI

Criado há cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado. 

Outras informações e adesões: https://www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh