Economista faz previsões para 2022 no 4º Café com Associados da Assespro-RS

A Assespro-RS promoveu nesta quinta-feira (2) a 4ª edição do Café com Associados com a participação do economista Fernando Ulrich, que falou sobre cenários econômicos e políticos para 2022.

Em termos globais, Ulrich destacou que hoje temos cadeias produtivas ainda desarranjadas, a produção mundial já voltou aos níveis pré-pandemia, algumas até maiores, mas o ponto de maior preocupação é a inflação. “No mundo, estamos vendo algo que não se via há 30 anos. A inflação voltou a preocupar”, observou. Segundo o economista, a inflação, que ficava na casa de 2% ao ano, poderá chegar à média de 4% ou 5%.

Nesse contexto, o Brasil enfrentou problemas que o mundo não teve, como a depreciação do câmbio, e apesar de que 2021 tenha apresentado melhoras, talvez o país apresente recessão no próximo ano. “Será um ano de eleições e sempre temos volatividade. No entanto, minha notícia positiva é que não prevejo um cenário catastrófico no curto prazo, especialmente com base no perfil dos candidatos”, disse.

Outro cenário apontado pelo economista foi que a pandemia ampliou o horizonte das empresas em relação à força de trabalho. “As que conseguirem aproveitar essa nova realidade terão um diferencial competitivo. Podem conseguir melhores profissionais e as empresas de TI, em geral, podem se beneficiar bastante desse arranjo”.

Ulrich comentou ainda sobre as inovações no mundo financeiro em a própria noção de dinheiro está sendo reformulada. A inovação do bitcoin causou uma revolução brutal e os bancos centrais viram que precisavam fazer alguma resposta. Uma delas, foi a moeda digital e o PIX é o primeiro passo disso, o real digital.

“Em termos de conveniência, o PIX é fantástico. Pegou muito rápido. E o cenário anterior não vai voltar. O lado que eu cidadão ficou receoso é o poder que vai colocar no governo. Nunca sei quem estará no poder e isso faz pensar no dark side dessa inovação”.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros – www.vicentemedeiros.com.br
  • Imagem: Captura de tela – comunicação Assespro-RS
  • 03 de dezembro de 2021